Desserviço: Senado aprecia na próxima semana Projeto que afrouxa Lei de Execuções Penais


Vladimir Chaves

Na próxima terça-feira (21) o Senado Federal deve levar a plenário mais um desserviço ao país. Desta vez, os senhores senadores pretendem “afrouxar”, ainda mais, a Lei e ampliar a impunidade no país. Diante das superlotações nos presídios os nobres senadores analisam a “formula mágica” de colocar nas ruas os poucos criminosos que a justiça consegue alcançar.

O PLS 513/2013 a ser votado no Senado propõe como solução para as superlotações dos presídios brasileiro, a alteração da Lei de Execuções Penais, permitindo a antecipação da liberdade de presos.

O texto estipula que sempre que um estabelecimento penal atingir a capacidade máxima, deve promover mutirão para verificar a situação dos presos ali recolhidos. Se, mesmo após isso, a lotação não for normalizada, deverá ser antecipada a liberdade dos detentos mais próximos do fim do cumprimento da pena.


Outras modificações propostas são a progressão automática de regime para presos com bom comportamento que tiverem cumprido ao menos 1/6 da pena no regime anterior, a vedação à permanência de presos provisórios em penitenciárias e o prazo de quatro anos para a extinção das carceragens em delegacias de polícia.

0 comentários:

Postar um comentário