Deputado condena PEC que cria cláusula de barreira para partidos e ataca as grandes legendas.


Vladimir Chaves

Insatisfeito com a PEC 36/2016, que limita o número de partidos políticos, a PEC já foi aprovada em primeiro turno no Senado Federal, o deputado estadual Tião Gomes (PSL), subiu a tribuna da Assembleia Legislativa e na defesa das pequenas legendas não poupou impropérios contra os grandes partidos.

“Querem acabar com os pequenos partidos nesse país, querem deixar só os grandes, deveria ser o inverso porque nos grandes só tem corruptos, pegue o PMDB, PT, PSDB e você só encontra coisa que não presta para o país” detonou Tião.

O deputado defendeu ainda que as pequenas legendas organizem uma mobilização em Brasília contra a PEC que cria a clausula de barreira para os partidos nanicos.

O que diz a cláusula de barreira da PEC 36/2016.

Segundo o texto, nas eleições de 2018, as restrições previstas na cláusula de barreira serão aplicadas aos partidos que não obtiverem, no pleito para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 2% de todos os votos válidos, distribuídos em, pelos menos, 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma. Nas eleições de 2022, o percentual se elevará para 3% dos votos válidos, distribuídos em, pelos menos, 14 unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma.


Políticos que se elegerem por partidos que não tenham sido capazes de superar a barreira de votos terão asseguradas todas as garantias do mandato e podem mudar para outras legendas sem penalização. Em caso de deputados e vereadores, os que fizerem essa mudança não serão contabilizados em benefício do novo partido no cálculo de distribuição de fundo partidário e de tempo de rádio e televisão.

0 comentários:

Postar um comentário