Conselho pede suspensão de cortes no Bolsa Família na Paraíba


Vladimir Chaves

Para o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional PB (Consea-PB) os cortes de beneficiários do Programa Bolsa Família, tem sido uma afronta ao direito humano e a alimentação, pois os cortes indiscriminados ferem a dignidade de quem mais precisa do auxilio.
Para tanto, o Consea-PB solicitou em audiência ao Dr. José Godoy Bezerra, procurador do Ministério Público Federal, para que o mesmo agilizasse uma ação suspendendo bloqueio de qualquer corte no programa na Paraíba, até que se faça as devidas atualização do cadastro e cruzamentos necessários, evitando que pessoas dentro das condicionalidades, padeçam em suas necessidades básicas, com privação alimentar e sofrimento em toda a família.

Para Arimatéia França, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional o Bolsa Família é um direito conquistado pela população mais carente, mas que qualquer corte interfere diretamente em varias camadas da sociedade, pois a cada R$ 1,00 pago, tem um impacto de R$ 1,78 na economia, portanto aquece toda a cadeia produtiva independente da camada social.

“O que temos visto é uma perseguição aos direitos conquistados pelos os mais carentes, pessoas que não tem a quem socorrer. Queremos que o Ministério Público e demais poderes, garantam o DHAA na Paraíba, conforme o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, assim como, a LEI Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que implementou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- SISAN e a legislação local: LEI Nº 8.706 de 2008 que Instituiu a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN-PB, criando o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, com vistas a assegurar direito humano à alimentação adequada” destacou Arimatéia França.

O Consea da Paraíba aponta que é preciso esclarecer a redução dos valores destinados para o estado, pois, em 2015 foram repassados um bilhão e noventa e oito milhões, já em 2016 só 855 milhões de reais, mesmo tendo um acréscimo de 12% para cada beneficiado, quebrando a lógica da busca ativa para inclusão social, que vinha crescendo gradativamente.

Audiência Publica DHAA e Bolsa Família na Paraíba:

Para o Procurador dos direitos do cidadão-MPF, Dr. José Godoy o fato merece uma atenção especial e vai convocar uma audiência publica juntamente com MP estadual, para o dia 21 de novembro, para que juntamente com a Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Prefeituras, Comissão de Direito Humano da OAB-PB, Conselhos Tutelares, Consea Estadual e municipais, Conselhos de Assistências, Assembleia legislativa e também com os beneficiários do programa que tiveram seu direito cortado ou que estão dentro do perfil e não conseguem entrar por redução dos valores.


Participaram da reunião: Arimatéia França – CUT/Consea; Francismar Fernandes AACADE/Consea; Wigne Nadjare - Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB; Gilvan Barbosa – Consea; Verônica Oliveira – Conselho Tutelar JP; Carlos Antônio – Conselho Tutelar JP; Alzomar Nunes – Consea; Luiz Costa Consea; Marcia Dornelles – Territorio da Cidadania – Consea; José Godoy – PRDC/MPF; Dra Carla PPGDH.

0 comentários:

Postar um comentário