“Estamos prestes a enfrentar um colapso na saúde pública” vereador Murilo Galdino.


Vladimir Chaves

Da tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Murilo Galdino (PSB), fez um relato que caso se concretize será catastrófico para a já capenga saúde pública do país. Segundo o parlamentar, a secretária municipal de saúde de Montadas e presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, (irmã do parlamentar) está participando de um encontro nacional de secretários de saúde em Brasília e que as noticias que chegam de lá são estarrecedores em relação ao futuro da saúde pública do país.  

Segundo Galdino, o próprio Ministro da Saúde, Arthur Chioro, revelou no encontro, que devido à crise o Orçamento da Saúde em 2016, poderá ser inferior ao Orçamento de 2014, e que o governo já acumula um déficit na saúde que ultrapassa R$ 9 bilhões. E que existe a possibilidade real dos repasses do Governo Federal para os municípios nos meses de novembro e dezembro serem parcelados ou contingenciados. Fato esse que agravará os péssimos serviços prestados a população.

Na oportunidade Galdino, citou alguns serviços mantidos pelo SUS que já enfrentam restrições, como; o fechamento da Ala Pediátrica da FAP, o anuncio recente do Hospital da Clipsi, de que não atenderá pelo SUS nos setores de pediatria e obstetrícia e o fim do atendimento clínico no Hospital de Trauma.


“Estamos prestes a enfrentar um colapso na saúde pública” advertiu Murilo Galdino.

0 comentários:

Postar um comentário