Inquérito civil apura irregularidades em escola estadual em Bayeux


Vladimir Chaves

O Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do município de Bayeux, instaurou na manhã desta segunda-feira (27) um inquérito civil público (ICP), motivado por várias irregularidades estruturais detectadas nas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Irineu Pinto, localizada na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, e que atende a 1.200 crianças e adolescentes.

As irregularidades foram constatadas pela promotora de Justiça de Defesa da Educação, Fabiana Maria Lobo da Silva, que realizou, na manhã desta segunda-feira (27), uma inspeção de rotina na Escola Irineu Pinto. “Nessa ocasião, foram detectadas diversas irregularidades estruturais que motivaram a instauração do inquérito civil público”, repetiu a promotora.

De acordo com Fabiana Lobo, na inspeção verificou-se que há salas de aula sem janelas. “Os alunos estão assistindo às aulas em meio a poças de água”, comentou, acrescentando que o laboratório de informática completo do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) está sem funcionar pela falta de instalação elétrica adequada; além dos equipamentos estarem expostos à água pelas infiltrações que há em toda a escola.

Na inspeção ainda foi detectado que duas baterias de banheiros do andar superior da escola estão sem funcionamento. Conforme explicou o diretor da unidade escolar, a tubulação desses banheiros, que passa pelo teto da cozinha, está com vazamento. “Quando os banheiros estão sendo utilizados, a água do esgoto escorre pelas paredes da cozinha”.


Conforme adiantou a promotora Fabiana Lobo, o relatório de inspeção será encaminhado ainda esta semana para a Secretaria Estadual da Educação para a adoção de medidas cabíveis. Caso as providências não sejam tomadas e depois de ser realizada uma audiência pública ainda a ser agendada, a promotora poderá promover uma ação civil pública. 

0 comentários:

Postar um comentário