Campina Grande: Maus-tratos a animais poderá acarretar multa de até R$ 4 mil


Vladimir Chaves

O Poder Legislativo Municipal de Campina Grande, aprovou o Projeto de Lei nº156/2015, de autoria do vereador Olímpio Oliveira (PMDB), que estabelece multa de até R$ 4 mil reais, contra quem praticar atos de abuso, maus-tratos, abandono e mutilação de animais silvestres ou domésticos. Em caso de reincidência a multa pode ser o dobro da multa anterior.

De acordo com a Lei nº156/2015, a fiscalização e aplicação das penalidades aos infratores ficarão a cargo da Coordenadoria do Meio Ambiente do município. Os agentes do CMA poderão recorrer à Guarda Civil Municipal para a realização de ações conjuntas.

Segundo o vereador Olímpio Oliveira, “quase toda semana somos surpreendidos com cenas terríveis envolvendo violência contra os animais: são vídeos mostrando animais sendo espancados a pauladas até a morte; outros queimados vivos ou envenenados. Tudo isso é fruto de uma Lei Ambiental que não leva ninguém pra cadeia, nem sequer exige fiança para libertar os criminosos. O nosso projeto é um instrumento que o Poder Público poderá utilizar para atribuir multas severas aos infratores da lei, inclusive, servirá para combater o abandono de animais, especialmente, nos portões do Centro de Zoonoses e dos abrigos das ONG’s de protetores”.


A Coordenação do Meio Ambiente disponibilizará linha telefônica para denúncia, a qual deverá ser amplamente divulgada.

0 comentários:

Postar um comentário