Deputado Veneziano solicita ao Ministro da Integração ações de emergência para minimizar os efeitos da seca na Paraíba.


Vladimir Chaves

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou na tarde desta quarta-feira (22) de uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Na oportunidade, ele recebeu do Ministro a garantia de ações emergenciais para minimizar os efeitos da estiagem prolongada sobre a Paraíba, como também a garantia da continuidade das ações de médio e longo prazo que estão sendo efetivadas pelo Governo Federal.

Veneziano estava acompanhado dos deputados Hugo Motta e Wilson Filho. Eles fizeram uma explanação ao Ministro Gilberto Occhi sobre a situação atual da Paraíba, que recebeu, nos últimos dias, algumas chuvas esporádicas, não suficientes para mudar o preocupante quadro de dificuldades do homem do campo, por conta do prolongamento da estiagem. “As chuvas vieram, mas não foram suficientes, pois a estiagem se prolongou muito antes do início do período chuvoso”, disse Veneziano.

“Nós pedimos ao Ministro que sejam reforçadas e ampliadas as medidas visando minimizar os efeitos da seca na Paraíba, em função da situação cada vez mais caótica em que se encontram nossos reservatórios. No caso particular de Campina Grande e região, mostrei ao Ministro a situação de Boqueirão, que continua com cerca de 20% do volume armazenado, o que é muito preocupante”, afirmou Veneziano.

Ele lembrou ao Ministro que o cronograma das obras de transposição de águas do Rio São Francisco aponta para a conclusão dos eixos Leste e Norte em meados de setembro de 2016. “Por esse motivo, é necessário que o Governo Federal tenha uma atuação mais efetiva, sobretudo no que se refere a ações de curto e médio prazo”, disse Veneziano.

Sobre as ações emergenciais, o Ministro Gilberto Occhi garantiu que o Governo Federal vai retomar os convênios com os governos estaduais para a disponibilização de carros-pipa para o abastecimento emergencial, trabalho que, atualmente, é feito apenas pelo Exército Brasileiro.

“Essa ação é importantíssima, considerando que algumas cidades estão entrando em situação de colapso em suas áreas urbanas”, disse Veneziano. Outra ação emergencial anunciada pelo Ministro é o aumento no trabalho de perfuração de poços, via DNOCS ou via convênios com os governos estaduais.

0 comentários:

Postar um comentário