Brasil lidera ranking mundial de violência contra ambientalistas


Vladimir Chaves

Nesta segunda-feira, 20, foi divulgado o relatório da ONG Global Witness, que conta com um ranking mundial de violência contra ativistas ambientais. O Brasil está em primeiro lugar com 29 dos 116 assassinatos que ocorreram no mundo no ano passado. O país é seguido pela Colômbia com 25 mortes e Filipinas com 15. Somente na América Latina foram 87 casos.

No entanto, a ONG considera Honduras como o território mais violento para ambientalistas, apesar de estar em quarto lugar no ranking com 12 mortes. De acordo com o relatório, o país tem “leis atrasadas” e está perto da “total impunidade”.

Além disso, A ONG acredita que os números publicados no relatório sobre os casos de corrupção e exploração de recursos podem ser, na verdade, muito maiores, devido à falta de dados.

Cinco mil quilômetros da Amazônia são desmatados por ano no Brasil. Segundo o relatório, foram contabilizados 477 assassinatos de ativistas ambientais desde 2002 no país, sendo que a maioria dos casos foi arquivada sem julgamento.


O relatório também revela que cerca de 40% das vítimas ambientalistas, em todo mundo, são de origem indígena.

0 comentários:

Postar um comentário