Projeto do deputado Luiz Couto, cria obstáculos para imprensa, aumenta direitos de preso e pune autoridades policias.


Vladimir Chaves

Projeto de lei apresentado na Câmara Federal, pelo deputado Luiz Couto (PT), cria obstáculos para imprensa, punições severas Paras autoridades policiais e aumenta os direitos de presos. O projeto do deputado petista, proíbe que pessoas detidas, sem justificativa procedente, sejam submetidas a vexame, constrangimento ou exposição desnecessária na mídia, salvo autorizado em lei.

Também impede a divulgação, sem permissão, de dados ou informações sigilosas sobre inquérito ou processos que tramitam em segredo de justiça.

Pela proposta, o desrespeito a essas normas implicará em abuso de autoridade e o responsável estará sujeito à sanção civil podendo ser obrigado a pagar indenização de R$ 20 mil ao ofendido.

Da mesma forma, poderá sofrer sanção penal que será aplicada de acordo com as regras disponíveis no Código Penal, o que resultará em multa de 20 cestas básicas a uma instituição de caridade indicada pela autoridade judiciária; dois ou quatro anos de reclusão; perda do cargo e a inabilitação para o exercício de qualquer função pública por um prazo de até seis anos.

Luiz Couto esclarece que o projeto altera a lei 4.898, de 1965, elaborada durante o regime militar, e tem como objetivo adequar o estatuto do abuso de autoridade à realidade sociopolítica do país.

0 comentários:

Postar um comentário