Lava Jato: Demissão em massa nos estaleiros do Porto de Suape.


Vladimir Chaves

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco está denunciando a demissão de trabalhadores nos estaleiros Atlântico Sul e Vard Promar, localizados no Porto de Suape. O motivo dos desligamentos é a suspensão de recursos por parte da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

A estatal decidiu rever todos os contratos diante dos desdobramentos da Operação Lava-Jato. A Transpetro é responsável pelo Programa de Modernização da Frota (Promef) e possui contratos com os estaleiros para a construção de navios e plataformas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes, somente o Estaleiro Atlântico Sul demitiu 700 trabalhadores nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro foram mais de 200 desligamentos. Na quinta-feira (19), o sindicato agendou 91 rescisões de contratos. "O Promar também deverá demitir porque tem contratos com a Transpetro e não está recebendo recursos".

Segundo Gomes, a suspensão do repasse de recursos da Petrobras está atingindo também as empresas fornecedoras de insumos para os estaleiros. São elas: JRA, Euromarine, Sete Brasil, Piratininga. Galvanisa, Norship, entre outras. "Essas empresas não estão pagando os salários dos metalúrgicos e também ameaçam demitir em massa os trabalhadores", diz o sindicalista.

Está marcada uma audiência na Superientendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PE) na próxima quinta-feira (26) com representantes dos estaleiros e dos trabalhadores para tratar sobre as demissões. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também participará da reunião.

Em nota, a Transpetro informou que todas as embarcações entregues pelos estaleiros foram pagas e que os demais pagamentos estão ocorrendo normalmente. A companhia acrescentou que não houve qualquer alteração no andamento do Promef.



Diário de Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário