Pesquisa Datafolha: Dilma sobe de 34% para 38%, Aécio de 19% para 20%, Campos de 7% para 9%.


Vladimir Chaves

Pesquisa do instituto Datafolha sobre a sucessão presidencial divulgada nesta quinta-feira, (3), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu quatro pontos porcentuais, em relação ao último levantamento, feito no início de junho, a petista foi de 34% das intenções de voto para 38%, seus principais opositores também tiveram crescimento em relação a última pesquisa Datafolha, Aécio Neves (PSDB), subiu de 19% para 20% e Eduardo Campos (PSB), de 7% para 9%.

Esta é a primeira vez, desde fevereiro, que o Datafolha registra crescimento nas intenções de votos da Dilma. Naquele mês, a candidata à reeleição estava com 44%. No mês seguinte, ela perdeu seis pontos porcentuais e ficou com 38%. Em maio, oscilou um ponto dentro da margem de erro e registrou 37%. Em junho, antes da Copa, estava com 34%.

No levantamento, Pastor Everaldo (PSC) aparece com 4% das intenções de voto; José Maria (PSTU), tem 2%; Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), e Mauro Iasi (PCB) têm 1% cada. O índice de brancos e nulos foi de 13% – em junho era de 17% – e não sabem 11%.

Segundo os dados dessa pesquisa, se as eleições fossem hoje haveria segundo turno, visto que a soma dos votos dos opositores da presidente Dilma, empata com a sua intenção de votos. Dilma 38%, opositores 38%. 
Em junho Dilma tinha 34% contra 32% de todos os seus rivais somados.

Foram entrevistados 2.857 eleitores em 177 municípios ontem e anteontem. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-00194/2014).

0 comentários:

Postar um comentário