Imbróglio envolvendo a direção do PT da Paraíba e a direção Nacional: Confira o que estabelece a legislação eleitoral.


Vladimir Chaves

O imbróglio envolvendo a direção estadual do PT da Paraíba e a direção nacional, onde a instância nacional estabelece uma tática de aliança para eleições de 2014 na Paraíba (aliança PT\PMDB), e a direção estadual “finca pé” afirmando que vai adotar a que foi aprovada pela Executiva Estadual (aliança PT\PSB), tem deixado muitos eleitores confusos, para que o eleitor possa melhor situar-se publicamos o que estabelece a legislação eleitoral.

LEI NO 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997

Estabelece normas para as eleições.

DAS CONVENÇÕES PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS

Art. 7º As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições desta Lei.

§ 1º Em caso de omissão do estatuto, caberá ao órgão de direção nacional do partido estabelecer as normas a que se refere este artigo, publicando-as no Diário Oficial da União até cento e oitenta dias antes das eleições.

§ 2º Se a Convenção partidária de nível inferior se opuser, na deliberação sobre coligações, às diretrizes legitimamente estabelecidas pela Convenção nacional, os órgãos superiores do partido poderão, nos termos do respectivo estatuto, anular a deliberação e os atos dela decorrentes.

§ 3º Se, da anulação de que trata o parágrafo anterior, surgir necessidade de registro de novos candidatos, observar-se-ão, para os respectivos requerimentos, os prazos constantes dos §§ 1o e 3o do art. 13.

Art. 8º A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 10 a 30 de junho do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral.

§ 1º Aos detentores de mandato de Deputado Federal, Estadual ou Distrital, ou de Vereador, e aos que tenham exercido esses cargos em qualquer período da legislatura que estiver em curso, é assegurado o registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados.

Veja o que diz a Resolução da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Executiva do PT delibera sobre chapas e coligações em dez estados.  Decisões atingem Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins

Paraíba
A CEN determinou o apoio ao PMDB ao governo, caso mantida a candidatura do senador Vital do Rego. Condiciona eventual apoio ao PSB ao compromisso de neutralidade do governador durante o primeiro turno e seu compromisso de apoio à presidenta Dilma na hipótese de segundo turno. Exige também a garantia de candidatura do PT ao Senado.


Confira a integra da Resolução no link abaixo.



0 comentários:

Postar um comentário