Conselho de Ética tenta, pela segunda vez, ouvir testemunhas do caso André Vargas


Vladimir Chaves

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (25), às 13 horas, para tomar depoimento de testemunhas do processo contra o deputado André Vargas (PT-PR). Esse é o segundo convite para as testemunhas comparecerem ao conselho - nenhuma delas foi à primeira reunião, na semana passada.

O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), ressaltou que o não comparecimento pela segunda vez permitiria ao colegiado dispensar a oitiva das testemunhas. O prazo para Delgado apresentar o relatório termina no dia 24 de julho.

As testemunhas convidadas pelo relator são:

- o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que teria intermediado as negociações com o laboratório Labogen;

- o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP);

- o presidente do PT, Rui Falcão;

- o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP).

O relator também havia convidado Bernardo Tosto, dono do jatinho que teria sido usado por Vargas em viagem de férias com a família para João Pessoa (PB). A pedido de Tosto, porém, o colegiado concordou que ele preste os esclarecimentos por escrito.

Andre Vargas é investigado por supostamente ter atuado em favor da empresa Labogen, que pretendia fechar um contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de remédios. A empresa seria um laboratório de fachada do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na operação Lava Jato, de combate à lavagem de dinheiro. O deputado nega as acusações.


O conselho poderá ouvir Alberto Youssef por meio de videoconferência na próxima terça-feira (1º). Já os donos do Labogen, Leonardo Meireles e Esdras Ferreira, poderão ser ouvidos no próximo dia 2 de julho.

0 comentários:

Postar um comentário