Redes sociais impulsionam crescimento da odontologia estética entre brasileiros


Vladimir Chaves



As redes sociais têm desempenhado um papel significativo no aumento da procura por procedimentos de odontologia estética entre brasileiros. A exposição constante a imagens idealizadas de sorrisos perfeitos nas plataformas digitais influencia diretamente as percepções de beleza e impulsiona a busca por harmonização dental e orofacial, por exemplo. Os dados são de uma pesquisa publicada pelo Centro Universitário Tiradentes, UNIT, Recife – PE. Na Paraíba, alguns dentistas sentem esse reflexo, principalmente entre os mais jovens.

Os dados do Censo da Odontologia no Brasil, divulgados durante o 42º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no início deste ano, também apontaram para o aumento da procura por tratamentos estéticos, como ortodontia, clareamento e lentes de contato dental. Os procedimentos foram realizados por 86% dos cirurgiões-dentistas entrevistados. O Censo é  realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO). Já a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) revela que o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos de odontologia estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O cirurgião-dentista Gabriel Viana, que atende em João Pessoa e Campina Grande, observa essa transformação no dia a dia do consultório. “Cada vez mais, pacientes chegam com referências de sorrisos vistos nas redes sociais, desejando resultados semelhantes. É fundamental orientá-los sobre a individualidade de cada caso e a importância de alinhar expectativas realistas com a saúde bucal”, explica o profissional, que atende principalmente interessados em clareamento dental.

Embora o aumento da procura reflita uma maior valorização da autoestima e do autocuidado, ele alerta para os riscos de decisões precipitadas motivadas por influências digitais. “Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar do paciente. Antes de qualquer procedimento estético, realizamos uma avaliação completa para garantir que a intervenção seja segura e adequada às necessidades individuais”, reforça Dr. Gabriel.

A tendência acompanha um movimento global. De acordo com a Global Market Insights, o mercado de odontologia estética deve ultrapassar 30 bilhões de dólares até 2026, impulsionado por avanços tecnológicos e pela crescente demanda por tratamentos que aliam estética e funcionalidade.

0 comentários:

Postar um comentário