Vereador diz que transposição das águas do São Francisco levará 3 anos para chegar em Campina Grande e apresenta alternativa.


Vladimir Chaves

O vereador Cicero Rodrigues da Silva (Buchada) percorreu nesse último final de semana, todo o trecho leste das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, (desde a cidade de Monteiro até as margens do Rio São Francisco), empresário no ramo da construção civil e com experiência no assunto, o parlamentar chegou a uma conclusão desanimadora para os que ainda têm a esperança de que a transposição possa socorrer Campina Grande e as cidades que são abastecidas pelo Açude de Boqueirão.

Em contato com o “Politica na Paraíba” o vereador disse que no percurso entre Monteiro e o Rio São Francisco, existem 14 canteiros de obras, que executam as escavações de forma desordenada, visto que, onde a empresa encontra pontos críticos (rochas duras) eles são pulados e a obra reiniciada nos locais de maior facilidade para as escavações.

“A obra está com 75% concluída, só que com trechos, tem trechos de 40 a 50 quilômetros prontos só que naqueles pontos críticos eles pulam e começam outro trecho. Só que vai demorar muito tempo eu não acredito que essa obra esteja pronta em menos de três anos” lamentou “Buchada”

Questionado sobre o andamento das obras no território paraibano, “Buchada” disse que não existe nada pronto em solo paraibano, que o que existe em andamento é apenas a cabeceira de uma ponte, a perfuração de rochas que serão explodidas para serem removidas depois, e o inicio de um túnel na divisa entre Paraíba e Pernambuco. Segundo ele o túnel tem um comprimento de quatro quilômetros e que até o momento foi escavado apenas um quilometro, e que pela experiência que tem o que falta levará no mínimo um ano e meio.  

Alternativa:
“Buchada” revelou que pretende procurar o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e os prefeitos das cidades abastecidas pelo “Açude de Boqueirão”, para apresentar um projeto que segundo ele é o único que pode salvar os municípios de um colapso total no abastecimento de água.

O parlamentar acreditar que é possível construir em regime de mutirão uma adutora de “engate rápido” de 340 quilômetros, do Rio São Francisco a estação de tratamento de água da CAGEPA em Campina Grande.  

Na opinião do parlamentar a obra pode ser executada em apenas três meses e com um custo de apenas R$ 24 milhões, bastando que exista vontade política e que as cidades beneficiadas e o Governo do Estado abram mão de todos os impostos que envolvam a execução da obra.

“É possível fazer essa obra com R$ 24 milhões, sem impostos, com vontade política e sem propinas fica barato” disse.

Adutora de engate rápido:


Diferente da adutora tradicional, este tipo de adutora não precisa de escavação, nem do auxílio de equipamentos de grande porte. E uma adutora que é montada na superfície do solo, que utiliza materiais leves dispensando a utilização de maquinário pesado. 

0 comentários:

Postar um comentário