Cássio critica aumento de energia seis vezes acima da inflação


Vladimir Chaves

O líder do PSDB no Senado, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), criticou duramente o ‘tarifaço’ de 40%  no valor da conta de energia elétrica, anunciado hoje pelo governo federal e que atinge em cheio a renda das pessoas. Para ele, é impossível que aumentos, como este que ocorre agora, não afetem duramente a renda do trabalhador. "Vivemos claramente uma era de comprovação do estelionato eleitoral do qual a sociedade foi vítima em 2014", disse o senador.

Cássio lembrou quando, em rede nacional, ainda em 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou que as contas de energia estariam 18% mais baratas ao consumidor numa clara ação eleitoreira, tendo em vista que ficou comprovado que o país não tinha reserva estratégica para bancar tal redução e as contas públicas já estavam absolutamente desorganizadas:"O que o governo disse, com aquele anúncio em 2013, foi que as pessoas poderiam gastar mais energia e o que se viu, nos meses seguintes, foram diversos apagões, devido – principalmente - à falta de investimentos no setor elétrico".

Conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as contas de luz dos consumidores residenciais de Campina Grande, Queimadas, Boa Vista, Massaranduba, Lagoa Seca e Fagundes terão reajuste de quase 40%. "Está mais uma vez comprovado que, o que foi feito em 2013, tinha deslavado objetivo eleitoreiro e, agora, o cidadão é mais uma vez penalizado pela incompetência gerencial do governo que somente após as eleições de 2014 revelou a real situação econômica do país" – acusou o senador.

"Vale lembrar que a inflação do ano passado beirou os 7% . Logo, esse aumento de 40%, na prática, é seis vezes superior ao índice de inflação no período.  E, obviamente, atinge duramente o salário do trabalhador, pois a conta de energia é um gasto relevante no orçamento das pessoas", declarou Cássio.

0 comentários:

Postar um comentário