Três cidades brasileiras ganham prêmio internacional de transporte sustentável


Vladimir Chaves

As cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) receberam o prêmio Transporte Sustentável, concedido pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, na sigla em inglês), que tem sede em Nova Iorque.

Esta foi a décima edição do prêmio e, conforme o Instituto, é a primeira vez que o reconhecimento foi concedido, de forma empatada, a três cidades distintas. Segundo o ITDP, o prêmio reconhece as conquistas e as estratégias do Brasil para melhorar da mobilidade e a qualidade de vida dos habitantes nas grandes cidades.

Belo Horizonte
No caso de Belo Horizonte, o comitê responsável pelo prêmio considerou a implantação do MOVE, que começou a operar com dois corredores, num total de 23 km. Além disso, destacou a revitalização de parte da região central, com a criação de ruas exclusivas para pedestres e uma rede de ciclovias de 27 km.

Rio de Janeiro
No caso da capital fluminense, o reconhecimento se deve ao início das operações do segundo de quatro sistemas de BRT que devem entrar em operação até as Olimpíadas de 2016, o Transcarioca. O corredor, com 39 km, atende a 270 mil usuários diariamente. Nos planos de mobilidade da cidade, o objetivo é ampliar para 60% a quantidade de cidadãos que têm acesso ao transporte de massa.

São Paulo
A capital paulista foi reconhecida pela implantação das ciclovias, que devem chegar a uma rede de 400 km ainda neste ano. Além disso, o comitê destacou a implementação de 320 km de faixas exclusivas de ônibus, que ampliou a média de velocidade operacional dos veículos em 21%.

Prêmio Transporte Sustentável
O prêmio foi criado em 2005 para ser concedido a cidades que implementaram projetos inovadores e sustentáveis de transporte. As estratégias devem melhorar a mobilidade para todos os habitantes, a segurança e o acesso para pedestres e ciclistas, além de reduzir as emissões de poluentes.

0 comentários:

Postar um comentário