Políticos apresentem soluções, pouco importa o aperto de mão e o apoio que vocês recebem dos traíras.


Vladimir Chaves

Confesso que estou espantado com o tamanho da indiferença dos eleitores em relação às eleições de 2014. Faltando pouco mais de dois meses para o pleito eleitoral, mais de 80% dos paraibanos não sabem em quem votar para deputado federal, a indiferença é extensiva para o Senado e Assembléia Legislativa.

Também não é pra menos, poucos são os pretensos legisladores que se apresentam com propostas e solução para os graves problemas enfrentados pela sociedade. Vivemos uma violência urbana jamais vista em toda a história do Brasil, índices de homicídios que superam de forma assombrosa as mortes nos países em guerra, uma explosão de escândalos de corrupção envolvendo os poderes que deveriam ser os pilares da democracia, favelas, mendigos, desemprego, analfabetismo, droga, violência no transito, seca, impostos... E quase nenhum se apresenta com soluções, ou pelo menos prometendo.

O que temos visto nos meios de comunicação, em especial nas redes sociais não são propostas e projetos, a maioria erroneamente tem colocado seus assessores e marqueteiros, para difundirem apoios de políticos dissidentes, esquecem eles que isso pouco importa para população, o apoio de políticos que traem seus partidos em nada soma para uma massa de eleitores decepcionados com a classe politica.

Nos finais de semana, rotineiramente visito amigos e familiares tentando conscientizar e debater sobre a importância que esses legisladores têm em nossas vidas, mas a desilusão, a descrença e a revolta são generalizadas. Em uma dessas visitas um amigo chegou a me mostrar o titulo de eleitor, cortado de tesoura lacrado dentro de um saquinho de plástico.

“Vladimir, tenho o maior respeito a você, mas todos que chegam à minha casa pedindo votos eu mostro esse saquinho, só não joguei isso no lixo por respeito ao meio ambiente” disse o amigo, me deixando sem palavras e por mais que eu tenha tentado demove-lo dessa decisão de transferir para outros o futuro dele e de sua família não consegui, vou continuar tentando.

Entendo que anular, votar em branco ou abster-se da eleição em nada vai mudar a desordem em que o país se encontra, apenas fortalecerá ainda a promiscuidade politica da nossa sofrida e capenga democracia. Compete ao cidadão indignado separar o “joio do trigo” e depois disso fiscalizar e cobrar daquele que ele confiou seu voto.

Compete aos pretensos candidatos provarem aos eleitores que estão dispostos a enfrentar e apresentar soluções que resolvam problemas como; o tráfico de drogas, a seca, o analfabetismo, o desemprego, a prostituição infantil, o abandono de idosos e crianças, a falta de segurança, a falta de moradia, de saúde e educação pública de qualidade, a falta de mobilidade, combate a corrupção e a degradação do meio ambiente, combate as mordomias dos legisladores e executivos...

Enfim! Procurem saber quem entre os 8 candidatos a senadores, 110 candidatos a deputado federal e 422 candidatos a deputado estadual, apresentam-se com soluções para pelo um desses problemas. E os senhores pretensos legisladores o apoio que vocês recebem de políticos traíras, as tapinhas nas costas e os apertos de mãos é o que menos importa para os eleitores indignados.


Vladimir Chaves

0 comentários:

Postar um comentário