Ministério Público e órgãos de controle interditam dois restaurantes da orla de João Pessoa.


Vladimir Chaves

Na manhã desta terça-feira (29), a Promotoria de Defesa do Consumidor coordenou uma operação de fiscalização em três restaurantes na orla da Capital, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Inmetro, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e Vigilância Sanitária do Município, que resultou na interdição de dois deles. A operação Saúde e Segurança do Consumidor já vem atuando há algum tempo na Capital e, de acordo com o promotor Glauberto Bezerra, essa fiscalização faz parte de um trabalho preventivo, mas que poderá gerar multas, interdições e prisões, caso seja detectado laudo de risco.

Um dos restaurantes interditados pela vigilância Sanitária do Município, foi o Bessa Grill, no bairro do Bessa. De acordo com o coordenador do setor de Alimentos do município, Felizardo Job e Meira, a interdição do restaurante se deu devido a reforma realizada no prédio. “O estabelecimento deveria ter comunicado a vigilância que estaria realizando obras no restaurante”, disse o coordenador, explicando ainda que não se pode realizar nenhum tipo de produção ou manutenção de alimentos com obras internas acontecendo no restaurante.

O coordenador disse também que o prazo para reabrir o Bessa Grill será estipulado pelo próprio estabelecimento. “Quando tudo estiver dentro dos padrões exigidos pela vigilância e estabelecido de acordo com a legislação sanitária, o restaurante será reaberto. Para isso eles devem comunicar, através de oficio o término da reforma”, finalizou Felizardo.

Já o representante do Crea, Rual Ebano, disse que o órgão trabalha na proteção da vida e segurança da população e atua de maneira preventiva na execução da engenharia “Temos o dever de fiscalizar o empreendimento em funcionamento para dar melhor acessibilidade a população, além de verificar se as empresas que atuam no restaurantes são registradas no Crea e se existe também o engenheiro de produção”.

Também foi interditado o restaurante Momiji, localizado no bairro de Cabo Branco, por problemas na estrutura, acondicionamento inadequado de alimentos e utensílios sujos e enferrujados. O Corpo de Bombeiros também constatou extintores fora do prazo de validade.


Outro estabelecimento fiscalizado foi o China Taiwan, em Manaíra. Nele foram apreendidos produtos fora da validade, mau acondicionamento de alimentos e extintores vencidos, mas o restaurante não foi interditado, tendo sido notificado pelos órgãos para corrigir as falhas.

0 comentários:

Postar um comentário