O Brasil suas Sucupiras e seus “Odoricos Paraguaçu”


Vladimir Chaves

Ao que parece o Brasil está definitivamente condenado a conviver para sempre com a politicagem, a demagogia e as artimanhas que tem como fins promover o marketing pessoal de muitos gestores país afora.

Alguns casos relembra “O Bem-Amado” à telenovela escrita por Dias Gomes, produzida pela Rede Globo na década de 70. A trama da novela tinha como personagem principal o folclórico prefeito Odorico Paraguaçu, um politico cheio de artimanhas cercado de bajuladores, que nunca conseguia cumprir o seu principal desejo, que era inaugurar o cemitério de Sucupira.

No mundo real, às vezes nos deparamos com cenas que não deixam nada a desejar, ao “prefeito Odorico Paraguaçu”,  uma cena típica da novela “O Bem Amado” está circulando nas redes sociais, onde o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), se deixa fotografar na inauguração da reforma da “Praça da Pedra”, localizada no Centro Histórico da Capital.
A fotografia por si só, denuncia o “chorumiguento” apelo promocional. Numa cidade em que a população diariamente clama por qualidade de saúde, educação, segurança e mobilidade urbana, o gestor organiza toda uma claque para aplaudi-lo, mobiliza toda uma estrutura que ofereça proteção aos auxiliares, para a simples “inauguração” da reforma de uma pequena praça, com uma solitária árvore, dois bancos e a pedra que originou o nome da praça.

 Frases do "prefeito Odorico Paraguaçu" que marcaram:

"Vamos dar uma salva de palmas a esta figura trepidante e dinamitosa"

"Esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país"

"Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda... do meio de campo, caindo pra direita!"

Vladimir Chaves

0 comentários:

Postar um comentário