A elefanta LADY e o seu tormento sem fim.


Vladimir Chaves

Elefanta Lady
Pouco sabemos da historia de LADY, uma elefanta que se encontra confinada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mas, o pouco que foi possível descobrir de LADY, revela uma vida de privações e sofrimentos.

A elefanta LADY, chegou ao Brasil em 1972 quando passou a ser usada como “atração” de circo, um martírio que durou até o inicio de 2013. Segundo relato de um dos responsáveis pelo circo (Circo Europeu) a elefanta é “legalizada” no Brasil e tem registro no IBAMA, inclusive portando um chip para rastreamento.

Em janeiro de 2013, o circo chegou à Paraíba, instalando-se na cidade de Patos, onde um grupo de ambientalistas da “Associação Patoense de Proteção aos Animais” e o “Adota Patos”, organizaram uma serie de protestos contra o descumprimento de uma lei estadual que proíbe o uso de animas em atrações circenses. Pressionados pela opinião pública e encontrando cada vez mais obstáculos nos estados, os proprietários do circo resolveram colocar Lady para adoção.

Lady confinada no circo
De imediato 15 capitais do país, manifestaram o desejo de adotar a elefanta Lady, cabendo aos proprietários do circo decidir seu destino. De acordo com relatos publicados nos meios de comunicação a época, o Circo Europeu escolheu a cidade de João Pessoa, como nova morada de Lady, levando em conta a qualidade do clima e o compromisso da prefeitura de oferecer a estrutura necessária para o bem estar do animal.
Credito foto: Facenews - Atual cativeiro de Lady

No dia 10 de abril de 2013, a elefanta Lady foi transferida para o Parque Arruda Câmara, e confinada num espaço improvisado com a promessa de que num curto espaço de tempo seria transferida para um recinto “confortável”. A época propagou-se que o espaço seria de 1.200 metros quadrados, com abrigo, árvores e até mesmo acesso a um lago.

Passados 10 meses, Lady continua num pequeno cativeiro resguardado por uma cerca elétrica e presa a uma corrente. Mesmo levando em conta o carinho que tem sido dado pelos funcionários do parque, o martírio da elefanta Lady continua. Até quando?

Acesse a página "Santuários de Elefantes Brasil"  http://santuariodeelefantes.org.br/  

Vladimir Chaves

0 comentários:

Postar um comentário