PSB aprofunda aliança com REDE no primeiro Encontro Programático


Vladimir Chaves

O Presidente Nacional do PSB, o governador Eduardo Campos reafirmou hoje seu compromisso de estimular o debate em torno dos problemas brasileiros e oferecer à sociedade um programa que permita enfrentar os desafios estruturais do país e atender às demandas mais imediatas da população.

Na abertura do Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade, Campos reconheceu no diálogo e no entrosamento das duas forças o caminho mais consistente para uma renovação do exercício da política no Brasil e a oportunidade histórica de liderar a construção de um ciclo de desenvolvimento forjado em outras bases. “Aqueles que estão pensando isso aqui como a velha política, vão errar uma atrás da outra”, avisou o governador de Pernambuco. “Nosso encontro foi além de um olhar eleitoral, nós queremos dar uma contribuição política efetiva para melhorar o Brasil”, frisou, referindo-se à aliança com a ex-senadora Marina Silva. “Não nos move o interesse eleitoral de ganhar a qualquer preço, mas também não queremos perder a oportunidade de mudar o país”.

Realizado no Espaço do Bosque, na zona oeste de São Paulo, o Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade reúne mais de 160 convidados, entre dirigentes dos dois partidos e representantes de setores organizados da sociedade (como empresários, agentes culturais, etc) vindos de diversas partes do país. Divididos em 10 grupos, eles farão a primeira rodada conjunta de debates para identificar e discutir as diretrizes preliminares que nortearão a formulação do plano de governo que será apresentado ao país em 2014. As premissas formuladas hoje serão discutidas e aprofundadas em outros encontros, cuja agenda deverá levar a discussão a diversos Estados brasileiros, de modo a envolver e colher contribuições de todas as regiões do país.


“Nós queremos encontrar o caminho para interpretar corretamente os desafios que estão postos no Brasil e romper com a mediocridade. Queremos recolocar o Brasil no concerto internacional e ajudar a enfrentar essa crise mundial, que também é uma crise de valores”, disse Campos. “Nós queremos sair daqui com um mapa do caminho, para que tenhamos uma aliança com a altura e a profundidade que exigem os desafios do Brasil. Queremos um documento que seja referência para pensar o Brasil sem apequenar os nossos sonhos e compromissos”, endossou a ex-senadora Marina Silva.

CENÁRIO SIMBÓLICO

Escolhido com carinho, o Espaço do Bosque traduziu com muita beleza o espírito que anima a aliança do PSB com o Rede. Os dirigentes dos dois partidos conduzirão os trabalhos cercados por muito verde e mobilizados na construção de um diálogo que garanta a convergência de ideias; orientação e expectativa de Campos e Marina. “Temos de fazer o exercício da escuta interessada, que é a disposição de ouvir o outro. Estamos aqui para achar bonito o que não é espelho”, convocou Marina. “Não se estabelece a troca na mesmice, só há troca na diferença”, frisou. “É fundamental ter clareza do tamanho dessa missão. Nós sabemos quem se anima e também quem deseja que essa aliança não dê certo”, disse Campos. “Quem pensar que vamos brigar, Marina e eu, vai errar. Vamos cuidar das boas ideias e juntar as boas pessoas para mudar o país”.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o primeiro secretário do PSB, Carlos Siqueira, renovou os votos de que o diálogo e a parceria entre os dois partidos seja aprofundada. “Para nós, esse é um momento de grande importância e recebemos os companheiros com muita alegria”, comentou. “Temos todas as condições de construirmos um bom ponto de partida e, a partir das diferenças, criar uma coisa nova para o Brasil”, disse Cássio Martinho, um dos fundadores do Rede.

Marina Silva reiterou a importância dos três eixos que conduzirão a formulação do programa de governo: democratização da democracia; manutenção e aprofundamento das conquistas econômicas e sociais e desenvolvimento sustentável. “A nova política se expressa em uma nova forma de olhar as conquistas, reconhecer os erros e construir os avanços”, afirmou a ex-senadora. “Essas diretrizes são ousadas, mas não maiores que a esperança e o sonho de construir um novo caminho no Brasil”. O governador de Pernambuco endossou, frisando que o desafio da aliança programática entre os dois partidos também significa superar o atual patamar histórico do país e avançar. “Vamos usar a energia das ruas e superar um modelo que já deu o que tinha que dar. Precisamos entender o processo histórico e ter uma visão de longo prazo”.

Para ele, as instituições brasileiras envelheceram diante de um novo tecido social e de novas plataformas de comunicação, o que exige o aprofundamento da democracia e a abertura de um ciclo de crescimento que mude, e melhore efetivamente, a vida das pessoas. “É fundamental ter clareza de que o que é mais complexo no Brasil ainda está por ser feito”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário