Fiasco: Cisternas de plásticos que derretem no calor do semiárido.


Vladimir Chaves


Na contramão da história o Governo Federal, inexplicavelmente passou a modificar o eficiente programa de convivência com a seca no semiárido, “Programa Água Para Todos”, que entre outras ações priorizava a construção de cisternas de placas, gerando renda e autonomia entre as comunidades, além do baixo custo, pelas ineficientes cisternas de plásticos, a um custo muito mais elevado, que expostas ao sol soltam substâncias toxicas e se deformam.

“A resposta do sertanejo a essa política descarada é mostrar como é fácil fazer picadinho dessa "coisa descartável" com uns simples golpes de facão. Cisterna de plástico só serve pra uma coisa: garantir lucros vultosos para as transnacionais que as fabricam” desabafou um dos agricultores.

“Sabia que isso iria acontecer, cisterna de plástico derrete, contamina a água e não promove a integração entre as populações sertanejas no semiárido.” Disse outro agricultor.

A cisterna de placas custa R$ 2.400 e é construída com mão de obra local. A cisterna de plástico custa R$ 5.000, computando-se instalação. 

Vladimir Chaves

0 comentários:

Postar um comentário