Projeto de Anísio Maia autoriza Estado a auxiliar transplantes de órgãos


Vladimir Chaves

O deputado estadual Anísio Maia (PT) apresentou, nesta terça-feira (07), o Projeto de Lei 940/2016 que autoriza o  Governo do Estado a dispor suas aeronaves para transporte de órgãos e tecidos para transplantes, notadamente os veículos do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

De acordo com Anísio Maia, o Projeto de Lei tem a intenção de transformar as aeronaves da administração pública estadual em uma alternativa de transporte, para locomover órgão com maior agilidade e segurança. “Os pacientes já passam muito tempo na fila de transplante, angustiados, sem saber se irão ou não conseguir um doador e  ao conseguirem não podem ter esta oportunidade negligenciada. Em sendo o caso, é importante que contar com as aeronaves do Governo do Estado”, disse o petista.

Anísio lembra que o helicóptero Acauã, da Secretaria de Segurança e Defesa Social, já foi utilizado diversas vezes para transplantar e resgatar pessoas acidentadas nas mais diversas localidades do Estado. “Estou apresentando este Projeto de Lei, para que as aeronaves sejam utilizadas nesses moldes para o transplantes de órgão, quando for possível”, afirmou o parlamentar.


As políticas públicas devem ser desenvolvidas para corrigir as falhas do sistema e saciar as necessidades da população, por isso é preciso que projetos como esse se tornem Lei, para que vidas sejam preservadas. “A manutenção da vida de cada pessoa é sempre uma prioridade e, por isto, devemos viabilizar todos os recursos possíveis”, concluiu Anísio.

0 comentários:

Postar um comentário