Reitor da Universidade Estadual da Paraíba será homenageado pela CMCG com o Título de Cidadão Campinense


Vladimir Chaves

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Antonio Guedes Rangel Junior, será homenageado pela Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), com a outorga do Título de Cidadão Campinense. A cerimônia de entrega da honraria, proposta pelo vereador Marinaldo Cardoso, será realizada nesta segunda-feira (16), às 19h30, na Câmara dos Vereadores.

Natural de Juazeirinho, no Cariri paraibano, Rangel Junior nasceu em 16 de novembro de 1962. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e Doutorado em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Dedica-se há décadas à música e a educação. Na música ingressou no final de década de 1970, ainda na sua cidade natal. Nos anos 1980 migrou para Campina Grande.

Na Rainha da Borborema, estudou no Colégio Estadual da Prata, onde concluiu o 2º Grau, hoje Ensino Médio. Trabalhou como faturista da Ibrahim Hamad Malas e Colchões, faturista e chefe de recursos humanos no Balcão da Economia, cobrador de ônibus na Nacional de Luxo e conferencista de passagens no escritório da mesma empresa, onde também era folguista de cobradores.

Ingressou na Universidade Estadual da Paraíba em 1981, como aluno do Curso de Psicologia. Em 1988, iniciou sua atuação docente na Instituição, como professor temporário. Aprovado em concurso público, em 1989, passou a integrar o quadro de professores efetivos da UEPB, sendo eleito em 1990 como presidente da Associação de Docentes.

Com forte atuação política dentro da instituição de ensino, participou das principais lutas em defesa da educação e do ensino público de qualidade. Teve destacada participação no movimento de mobilização que levou à Estadualização da URNe – Universidade Regional do Nordeste que, em 1987, passou a ser Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Exerceu mandato como vice-reitor (1996-2000), foi chefe de gabinete, pró-reitor de Graduação e pró-reitor de Planejamento. Atualmente, é reitor da UEPB, tendo sido escolhido, em 2012, por ampla maioria da comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos e estudantes). Como docente, leciona nas seguintes áreas: Educação Superior, Ética Profissional, Fundamentos da Educação e Psicologia Clínica.

Entre outras funções, foi presidente do Conselho de Educação do Estado. Atualmente é membro do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Universidade Estaduais e Municipais (ABRUEM) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), membro e presidente do Conselho do Parque Tecnológico da Paraíba. Como artista é compositor popular com vários CDs lançados, músicas compostas para cinema, TV e teatro e outras gravadas por diversos artistas nordestinos.

0 comentários:

Postar um comentário