Governo Dilma planeja desmontar o Instituto Nacional do Semiárido, denuncia vereador.


Vladimir Chaves

Como se não bastasse o desprezo que tem dado ao semiárido nordestino, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), agora planeja desmontar o mais importante órgão de pesquisa para convivência do homem e animais com o semiárido nordestino.
Segundo denunciou o vereador Olímpio Oliveira (PMDB), a pretexto de promover uma reforma administrativa, o governo federal planeja extinguir o Instituto Nacional do Semiárido – INSA – transformando o órgão de pesquisa numa mera coordenadoria que ficará subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

De acordo com Olímpio, o prejuízo para pesquisa será incalculável, visto que uma coordenadoria não teria autonomia financeira, o que impossibilitaria a continuidade das pesquisas em andamento e futuras.

Na tentativa de reverter às intenções do governo da presidente Dilma, o parlamentar apresentou requerimento para que a Câmara Municipal de Campina Grande realize uma sessão especial com a presença de autoridades do governo federal, parlamentares da bancada federal, pesquisadores e membros da sociedade civil organizada.

“Precisamos organizar uma mobilização a partir desta Casa, junto à bancada federal e as lideranças da Paraíba para que esse mal não seja consolidado” disse Olímpio Oliveira.

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) foi criado através da Lei nº 10.860, de 14 de abril de 2004, como Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na forma do disposto no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006 e está localizado na cidade de Campina Grande-PB.

0 comentários:

Postar um comentário