Leis de autoria do vereador Napoleão Maracajá são promulgadas


Vladimir Chaves

O vereador Napoleão teve mais duas leis promulgadas neste ano de 2015, a primeira versa sobre a criação de cotas para negros nos concursos municipais, já a segunda, proíbe que a prefeitura contrate pessoas com ficha suja.

A lei de número 6.044, divulgada no Semanário Oficial, reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos realizados pela administração pública municipal. A reserva de vagas a candidatos negros constará expressamente nos editais dos concursos, que deverá ainda, especificar o total de vagas disponíveis reservadas. Poderão concorrer às vagas aqueles que se autodeclararem negros no ato da inscrição do certame, conforme o quesito de cor ou raça utilizado pelo IBGE.

Ficha Suja

Já a Lei 5.824, impede a nomeação e obriga as autoridades competentes, dentro do prazo de 90 dias, a partir da sua publicação, a promover a exoneração dos ocupantes de cargos de provimento em comissão ou função gratificada que se enquadram nos seguintes crimes: Contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine em pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos cargos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício da função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direito e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.


As leis já estão em vigor, pois já houve publicação nos semanários oficiais a Prefeitura Municipal de Campina Grande. O vereador Napoleão Maracajá destaca que estas leis são de grande importância para dar mais oportunidades, como também para moralizar o serviço público municipal.

1 comentários:

Esse projeto de cotas raciais nunca foi posto em prática e é anticonstitucional.Que vergonha!

Postar um comentário