Ibope: PT é o partido com maior rejeição


Vladimir Chaves

Ocupando a Presidência da República desde o início de 2003, o PT é hoje o partido com maior rejeição no Brasil, segundo pesquisa Ibope, o PT é disparado o partido com maior rejeição no país. De acordo com a pesquisa 38% dos brasileiros não gostam do partido, bem distante surge o PSDB com 8% de rejeição e em terceiro lugar o PMDB com 6%.

Em outubro de 2014, pouco antes da eleição presidencial vencida por Dilma, o PT tinha uma imagem "favorável" ou "muito favorável" para 41% dos eleitores, também segundo o Ibope. Outros 46% viam o partido de forma "desfavorável" ou "muito desfavorável". De lá para cá, a parcela com opinião contrária ao PT cresceu para 70%, enquanto os favoráveis se reduziram a apenas 23%.

Outro indicador do desgaste dos petistas é a evolução da taxa de preferência pela sigla. Em abril de 2013, o PT era o partido preferido de 36% da população - o melhor resultado para a legenda em uma década.

Desde então, apesar de ter vencido a eleição presidencial de 2014, o partido foi associado a novos escândalos e agravamento da crise econômica.

Região com maior rejeição:
A região Sul é onde o PT tem a maior rejeição, 46% dos brasileiros da região não gostam da legenda. Taxa oito por porcentuais superiores à média nacional.

Escolaridade:
Entre os eleitores com curso superior, a taxa de rejeição ao partido chega a 50%, mas cai para 28% entre os que estudaram até a quarta série.

Renda:
Na divisão do eleitorado por renda, o PT é o mais rejeitado por 46% dos que ganham mais de cinco salários mínimos, e por 28% dos que recebem até um salário mínimo.

Idade:
O partido também sofre maior rejeição entre os mais jovens (43% na faixa de 16 a 24 anos) que entre os mais velhos (33% entre aqueles com 55 anos ou mais).


O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios do País entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. 

0 comentários:

Postar um comentário