Açude de Boqueirão entra na fase mais critica de sua história, restam apenas 14%.


Vladimir Chaves

O Açude Epitácio Pessoa, (Boqueirão) chegou ao nível mais baixo de sua história, o último registro divulgado pela Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, AESA, aponta para um acumulo de apenas 57.687.604 m³ de água, o que representa apenas 14% de sua capacidade total. 

A ultima vez que o açude registrou um nível tão baixo foi no ano de 1999, quando chegou a critica marca de 14,9% de sua capacidade total.

Indiferente a tudo, o Governo do Estado da Paraíba, através dos órgãos gestores das águas, continuam afirmando que não há risco de colapso total no açude, assegurando inclusive que o manancial tem condições de abastecer Campina Grande e mais 18 municípios até o inicio de 2017. No que pese as contestações da Câmara Municipal de Campina Grande, principalmente por parte dos vereadores João Dantas, Antônio Alves Pimentel e Buchada, que diariamente contestam a AESA e a CAGEPA, alertando a população para o risco de um colapso total no açude.

No inicio desse mês o Governo do Estado deu inicio a construção de uma estação de bombeamento as margens do açude. A estação irá captar água do volume morto a partir de dezembro. 
Construção da estação de bombeamento

0 comentários:

Postar um comentário