Câmara Municipal de Cacimbas (PB) inicia 2015 com dois presidentes eleitos.


Vladimir Chaves

O clima político na cidade de Cacimbas, situada na Região Metropolitana de Patos, a 405 quilômetros de João Pessoa, está de “vaca desconhecer bezerro”. Por incrível que possa parecer a Câmara do município que tem pouco mais que 6.500 habitantes, iniciou o ano de 2015 com dois presidentes eleitos.

Seguindo o exemplo de algumas câmaras municipais e assembleias legislativas estaduais, os vereadores de Cacimbas anteciparam em 2013, o processo de escolha da Mesa Diretora, para o biênio 2015-2016, reelegendo o então presidente Antônio Teodosio Carmo (PR).

Na época o vereador foi reeleito para o biênio 2015-2016, obtendo 7 votos dos 9 parlamentares que compõe o poder legislativo do município, no entanto, no dia 1º janeiro de 2015, data estabelecida pelo Regimento da Casa, para posse da Mesa Diretora, apenas 3 vereadores compareceram a Sessão, inviabilizando a posse por falta de quórum.

Outra sessão foi marcada para o dia 4 de janeiro, e para surpresa do presidente reeleito, cinco vereadores da bancada de sustentação do prefeito Geraldo Terto da Silva (Leo), reuniram-se antes da sessão e “elegeram” como novo presidente o vereador José Cariolando da Silva (Holanda).

A pendenga agora está na justiça, enquanto isso a Câmara Municipal de Cacimbas encontra-se com dois presidentes eleitos. Para complicar ainda mais a situação, o vereador Holanda acompanhado do cunhado do prefeito e alguns moradores, “acorrentaram” a porta de entrada da Câmara.

De acordo com o vereador Cicero Bernardo Cezar (PR), o processo de reeleição do presidente da Câmara, atendeu a todas as exigências da Lei. “Tudo permitido pela a lei orgânica, Regimento interno, e procedimento de votação da antecipação da reeleição da Mesa, tudo feito conforme Resolução aprovada pela Casa.” disse.

0 comentários:

Postar um comentário