Leila Fonseca e Wilson Santiago tem menor rejeição, José Maranhão e Lucélio Cartaxo acumulam a maior rejeição.


Vladimir Chaves

O Ibope divulgou resultado da pesquisa encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, na corrida eleitoral ao Senado. No questionário apresentado aos eleitores o Ibope quis saber o índice de rejeição dos sete paraibanos que disputam a única vaga ao Senado.

Apresentando os nomes dos candidatos os pesquisadores perguntaram ao eleitor em quem eles não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje. O ex-senador José Maranhão (PMDB) lidera o índice de rejeição com 32%, seguido do petista Lucélio Cartaxo com 24%, na terceira colocação surgem os candidatos do PSOL e do PSTU, Nelson Junior e Rama Dantas, respectivamente com 22% cada.

Os dois candidatos com menor índice de rejeição é Leila Fonseca (PROS) com 17% e o ex-senador Wilson Santiago (PTB), com 18%.

José Maranhão (PMDB) – 32%
Lucélio Cartaxo (PT) – 24%
Nelson Júnior (PSOL) – 22%
Rama Dantas (PSTU) – 22%
Walter Brito (PTC) – 21%
Wilson Santiago (PTB) – 18%
Professora Leila (PROS) – 17%
Poderia votar em todos – 11%
Não sabe ou não respondeu – 16%

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 43 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00022/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00481/2014.