Ambientalista cobra da FIFA e autoridades brasileiras campanha em defesa da preservação do Tatu-bola, símbolo da Copa.


Vladimir Chaves

Ambientalista libertando tatu recuperado de um caçador.
O ambientalista Aramy Fablicio, na sua incansável luta em defesa do meio ambiente, tem utilizado as redes sociais chamando a atenção dos internautas para um tema bastante pertinente, a exigência de uma campanha em defesa do animal símbolo da Copa da FIFA, o TATU BOLA.

“Alguém já viu a FIFA ou qualquer outra entidade fazer campanha para salvar o símbolo da Copa de Futebol? É uma vergonha o descaso com os animais no
Brasil”


“O "TATU” Símbolo da Copa de Futebol está em processo de extinção, mas ninguém mostra e nada se faz por eles. VERGONHA!” Protesta o ambientalista.
Credito foto: Aramy Fablicio

Habitante dos biomas mais ameaçados do Brasil, Caatinga e Cerrado, o Tatu Bola, além já ter perdido nos últimos 10 anos, mais de 50% do seu habitat natural, ainda é vítima da ação predatória do homem, sendo caçado de forma indiscriminada graças à inoperância dos órgãos que deveriam fiscalizar e a falta de consciência da população.

Estima-se que nos últimos 10 anos, a população do tatu-bola sofreu uma redução de pelo menos 30% devido ao desmatamento e a caça e que se nada for feito para a conservação da espécie, em menos de 50 anos poderá estar extinto na natureza.

Esperava-se que como símbolo oficial da Copa, o tatu bola pudesse despertar a atenção das autoridades, no entanto, como alerta o ambientalista Aramy Fablicio nada tem sido feito e os animais continuam sendo caçado de forma criminosa e tendo o seu habitat destruído pela ação do homem.

Credito foto: Aramy Fablicio
Tatu-bola
Tatu-bola é a denominação comum para as espécies de tatu do gênero Tolypeutes, Tolypeutes tricinctus e Tolypeutes matacus, conhecidas respectivamente como tatu-bola-da-caatinga e mataco. Essas espécies são também conhecidas em algumas regiões como tatuapara, apara e apar. São encontrados no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. 

As espécies de tatu do gênero Tolypeutes contam com cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada de extinção.


Vladimir Chaves

1 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário