Frente sindical lança pré-candidato a governador pelo PT da Paraíba


Vladimir Chaves

Após uma série de reuniões, sindicalistas dos setores bancários, da construção civil, têxteis, eletricitários, metalúrgicos, telefônicos, educação e saúde, além de representantes de movimentos sociais na Paraíba, decidiram pela indicação de um pré-candidato do PT ao governo do estado, que dialogue com a sociedade e corresponda à efetiva renovação de conceitos e práticas exigida pela população.

Todos foram unânimes em indicar o nome do presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, como o mais credenciado para esse desafio, pela experiência de trabalho e de luta em defesa dos trabalhadores. Filiado ao PT desde 1999, ele agradeceu a confiança depositada e destacou a necessidade de ampliar o debate interno, para dar dar oportunidade a que todos se manifestem de forma democrática, como é a prática do  partido, para a partir daí se definir o candidato que disputará o pleito, citando como diferencial do movimento sindical o fato de trabalhar a construção de políticas de forma coletiva.

Debate interno

Para ele, é importante que se abra o debate interno, inclusive ampliando essa discussão nos sindicatos, movimentos sociais e agrupamentos políticos. Para isso, espera ter a oportunidade de dialogar com o filiado, por considerar importante que na condição de candidato ao governo do PT, tenha em suas propostas a responsabilidade partidária de apresentação de políticas públicas acumuladas durante anos, que englobem e atenda a todos os segmentos da sociedade.

"Apesar de nunca ter disputado um mandato, sempre tive muita responsabilidade na condução da política sindical, que me deu suporte para uma vida ativa no partido, debatendo políticas públicas nas mais diversas áreas. Nesse contexto, a CUT sempre apresentou plataformas políticas construídas pelos trabalhadores nos mais variados segmentos de atuação, voltadas a contribuir com todos os candidatos às eleições majoritárias, através de propostas protagonizadas pela classe trabalhadora", afirmou.

Referência democrática

Marcos Henriques acrescentou que está disposto a debater com todas as forças do partido que se identificam com essa proposta, pois o PT não tem tradição de impor nomes. "Achamos extremamente democrático que apareçam segmentos organizados que queiram construir uma candidatura viável e que possam dialogar com os outros partidos políticos de nosso arco de alianças", destacou, acrescentando que considera salutar o partido dispor de mais de uma opção, pois quem ganhará com isso é o filiado, que vai poder cobrar posturas e analisar o candidato através de suas ações no  presente, avaliando o passado dele para projetar o futuro.

"O PT não tem dono, e é isso que gostamos tanto, nossa democracia interna é muito importante e serve de referência para todos os outros partidos", arrematou.

Quem é - Marcos Henriques, tem 46 anos, é formado em Administração de Empresas e Contabilidade, há quatro anos exerce a presidência do Sindicato dos Bancários da Paraíba, é vice presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste, além de diretor de administração e finanças da CUT- Central Única dos Trabalhadores. Também faz parte do Conselho de Emprego e Renda e do Conselho do SENAI, como também da Ouvidoria da Assembléia Legislativa da PB.


Blog de Cândido Nóbrega

0 comentários:

Postar um comentário