Ex-ministra Eliana Calmon filia-se ao PSB em Salvador


Vladimir Chaves

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza na quinta-feira (19) em Salvador (BA) a cerimônia de filiação da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. A magistrada baiana, que pediu aposentadoria em 25 de novembro, um ano antes da compulsória dos 70 anos para o serviço público, será a candidata da sigla ao Senado em 2014, na chapa para o governo da Bahia encabeçada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a coordenadora nacional da REDE Sustentabilidade, ex-ministra Marina Silva, que se filiou ao PSB em 05 de outubro, participam pessoalmente do evento, assim como Lídice da Mata, que é a presidente Estadual do partido socialista.

Antes da cerimônia de filiação, haverá uma entrevista coletiva à imprensa para anunciar oficialmente a entrada de Eliana Calmon no PSB, na qual ela estará acompanhada de Campos, Marina e Lídice.

"Vai ser um marco na nossa política”, avalia a atual senadora do PSB. “Estamos montando uma via de composição não tradicional, que independe de grandes partidos, e Eliana agrega esse valor, de não fazer parte da política tradicional". Lídice da Mata aparece nas pesquisas com 11% das intenções de voto para a sucessão ao governo da Bahia, que é o quarto colégio eleitoral do país.

Ela compartilha com Eliana Calmon o pioneirismo na trajetória profissional: foi a primeira mulher do estado a se eleger senadora, enquanto Eliana foi a primeira mulher do país a ocupar o posto de ministra numa Corte Superior de Justiça.


Eliana Calmon assumiu o cargo no STJ em 30 de junho de 1999, na vaga destinada ao terço da magistratura. Ela era juíza federal de carreira, aprovada por concurso público em 1979. Antes disso, em 1974, tinha sido procuradora da República pelo estado de Pernambuco e em 1976 foi para a Subprocuradoria Geral da República, o Ministério Público Federal. Como juíza, atuou também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, de 1983 a 1984, e no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, a partir de 1989.

0 comentários:

Postar um comentário