Patrick passa a integrar Frente Parlamentar de Doenças Raras da Câmara dos Deputados


Vladimir Chaves



O deputado federal Patrick Dorneles (PSD) passou a integrar a Frente Parlamentar de Doenças Raras na Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro parlamentar com doença rara a compor o Congresso Brasileiro. A Frente tem o objetivo de debater de forma mais aprofundada essas enfermidades e trabalhar pela implementação de políticas públicas que garantam diagnóstico e tratamento de qualidade.

“Estou muito feliz em compor essa Frente Parlamentar para contribuir mais efetivamente nas discussões e formatações de políticas públicas que ajudem os irmãos que possuem algum tipo de doença rara. "Aqui faço uma profecia: em breve teremos a Frente Parlamentar de Pessoas com Doenças Raras”, destacou o deputado durante a assinatura do documento de ingresso na Frente Parlamentar, que é coordenada na Câmara Federal pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR).

Patrick Dorneles é referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, graves e crônicas há mais de dez anos. É reconhecido internacionalmente pela sua atuação, homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio Personalidade Que Se Doa. Ele convive com uma síndrome genética rara, Mucopolissacaridose IV-A.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença é definida como rara quando atinge até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existem quase oito mil doenças raras no mundo. No Brasil, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), essas doenças afetam em torno de 13 milhões pessoas. Cerca de 80% é de origem genética, enquanto as demais têm causas infecciosas, virais ou degenerativas.

0 comentários:

Postar um comentário