Campina Grande fica em 6º lugar no Brasil no ranking das Cidades Inovadoras em 2021


Vladimir Chaves



Mais uma vez, Campina Grande é destaque nacional. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Campina ocupa o 6º lugar no Brasil no ranking das cidades que se destacaram bo ano passado em ambiente local de negócios, dentro da temática de inovação, ficando à frente de polos importantes como Recife, Vitória, dentre outros.

A pesquisa da Endeavor é o principal raio X do ambiente de negócios brasileiro. Serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.

Os dados apresentados se baseiam em sete fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

A posição de Campina decorre de integrar o rol das cidades que se sobressaem nesse quesito são as que têm um bom percentual de profissionais mestres e doutores em ciência e tecnologia (C&T), investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), infraestrutura tecnológica local e grande número de contratos de propriedade intelectual.

O fato de Campina Grande ser também destaque nacional em relação à quantidade de empresas com patentes e softwares próprios, de economia criativa, indústrias inovadoras ou ligadas à tecnologia também pesou na avaliação positiva no levantamento divulgado nesta semana.



0 comentários:

Postar um comentário