Unesco concede a Campina Grande título de Cidade Criativa no mundo.


Vladimir Chaves



Campina Grande e mais 49 cidades passam a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 8, pela diretora-geral da organização mundial, Audrey Azoulay, em Paris. O prêmio é reconhecimento ao compromisso dessas cidades em colocar a cultura e a criatividade no centro de seu desenvolvimento e em compartilhar o conhecimento. Campina, que concorreu com Recife na disputa pela indicação, passa a ser destaque mundial em Artes Midiáticas.

A Rede Unesco de Cidades Criativas agora conta com 295 cidades, em 90 países, que investem em cultura e criatividade - artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes da mídia e música - para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

“Um novo modelo urbano precisa ser desenvolvido em cada cidade, com seus arquitetos, urbanistas, paisagistas e cidadãos”, diz a diretora-geral da UNESCO Audrey Azoulay, “Estamos pedindo a todos que trabalhem com os estados para reforçar a cooperação internacional entre cidades que a UNESCO deseja promover”.

Cidades criativas recém-designadas, como Bohicon, Doha e Jacarta, unirão forças com as que já são membros, incluindo Brazzaville, Dubai, Cidade do México e Montreal, para desenvolver políticas e soluções urbanas inovadoras que colocam as pessoas e a sustentabilidade no centro do processo de desenvolvimento, ecoando o Urbano Soluções lançadas pela Plataforma das Cidades da Unesco por ocasião do Dia Mundial das Cidades de 2021.

O espírito colaborativo dos membros da UCCN está refletido na publicação Resposta das Cidades Criativas da UNESCO ao COVID-19 em 2020. Este ano, também, a Rede está coletando e disseminando informações sobre a cultura e as respostas baseadas na criatividade para COVID-19 que têm foram tomadas por membros da Rede, que a UNESCO publicará como parte de seu apoio contínuo à recuperação das cidades da pandemia.

0 comentários:

Postar um comentário