Laranjal do DEM: PF diz que DEM abrigou maior candidatura laranja na eleição de 2018


Vladimir Chaves


A Polícia Federal investiga o esquema criminoso de candidaturas laranjas nas eleições 2018. Até o momento, os principais indícios da investigação apontam que o DEM teria abrigado a maior candidatura laranja do último pleito.

A candidatura em questão foi registrada no Estado do Acre onde uma mulher, identificada como Sônia de Fátima Silva Alves, concorreu ao cargo de deputada estadual e recebeu R$ 240 mil do Diretório Nacional do partido.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a candidata teria declarado contratações para atividades de mobilização de rua, coordenadores de campanha, aluguel de automóveis, confecção de material eleitora e outros.

No fim das contas, a candidata somou seis votos na disputa. O relatório da PF aponta que a mulher foi usada como candidata laranja para desvio de verbas. Segundo as autoridades, o dinheiro desviado teria sido utilizado em benefício da campanha do deputado federal Alan Rich do mesmo Estado. Ele também ocupa a presidência do Diretório Estadual do DEM e é membro da Executiva Nacional da sigla.

Conforme divulgado com exclusividade pelo jornal paulista, o delegado responsável pela condução das investigações, Jacob Guilherme da Silveira, declarou em seu relatório que “sendo Alan Rick o beneficiado direto com os gastos da campanha da candidata e tendo ele, ao mesmo tempo, controle do comitê financeiro, que é quem responde civil e criminalmente pelas irregularidades, parece sinalizar que, sem eximir os demais membros do comitê de parte da responsabilidade, Alan Rick Miranda é responsável pelas irregularidades identificadas”.

O relatório mostra ainda que a candidata não teve, sequer, registro de votos na cidade de um de seus supostos coordenadores de campanha. Além disso, foi apontado, ainda, que um de seus supostos cabos eleitorais pediu voto para outro candidato nas redes sociais.

A Folha de S. Paulo mostrou também que os policiais colheram depoimentos de ex-integrantes da campanha do DEM no Estado do Acre. Eles confirmaram a participação da laranja no pleito.

0 comentários:

Postar um comentário