Delegados do Pará repudiam troca de delegado que investigava ação de ONGs em incêndios criminosos.


Vladimir Chaves


A Associação e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará lançaram nota de repúdio contra a decisão do governador Helder Barbalho, que inexplicavelmente afastou o delegado que presidia o caso Fogo do Sairé, José Humberto Melo Jr.

Nas redes sociais, o governador Helder Barbalho tentou justificar sua iniciativa de interferir nas investigações que chegaram a quatro suspeitos de incendiarem criminosamente áreas de preservação ambiental, o governador substituiu o delegado responsável pelas investigações pelo diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, Waldir Freire.

O presidente da SINDELP classificou o ato do governador como “político” e diz que tomará todas as providências para garantir a prerrogativa do delegado substituído.

Antes da decisão de substituição, contraditoriamente o governo do estado do Pará, também em uma nota publicada, havia ressaltado ” que NÃO interfere em investigações da Polícia Civil, que é autônoma“

Veja a nota na íntegra:

A ASSOCIAÇÃO E SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO PARÁ, vêm a público repudiar a “determinação ” do Governador do Estado que substituiu o presidente do Inquérito Policial que apura o incêndio em Alter do Chão, numa violação afrontosa à Lei 12.830, que preceitua que: O Inquérito Policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação (art. 2°, parágrafo 4° da Lei 12.830/13) . Reiteramos o apoio ao Delegado que presidiu o IPL e que foi ilegalmente afastado da presidência dos autos. Salientamos que as representações classistas ingressarão com o remédio jurídico cabível para reparar tal ilegalidade.

0 comentários:

Postar um comentário