Biometria facial: Segurados do INSS farão prova de vida sem precisar sair de casa


Vladimir Chaves


Com o uso de biometria digital e facial e por meio de um smartphone, segurados do INSS poderão, a partir deste ano, realizar a prova de vida sem sair de casa, pelo aplicativo Meu INSS. O objetivo é que idosos possam cumprir a exigência sem precisar ir até uma agência bancária, principalmente aqueles com mais dificuldades de locomoção. Atualmente, a comprovação é feita anualmente.

O projeto é uma parceria da Dataprev e do próprio instituto. Todo o processo foi gerado e conduzido pelo laboratório de inovação da estatal, que tem como foco a experimentação de novas oportunidades e a transformação de boas ideias em produtos e serviços inovadores.

O piloto com as duas tecnologias (biometria digital e facial) será lançado em agosto em 15 municípios de diferentes regiões do país, em locais definidos pelo próprio INSS. A expectativa é que, com o resultado dessas experiências e com base nas informações que o governo já possui da população, novas possibilidades que simplifiquem a vida dos brasileiros surjam, como a realização da prova de vida a partir da voz ou a validação biométrica para outros serviços.

Gestor do projeto na Dataprev e gerente do Departamento de Inovação, William Veronesi explica que uma das bases de dados a ser usada para a conferência das informações será a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já possui cerca de 100 milhões de dados biométricos. O procedimento, segundo ele, é bem simples e intuitivo.

“Ao acessar o Meu INSS, o segurado encontrará a nova funcionalidade Prova de Vida. O sistema passará, então, a dar as orientações ao segurado, como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência com a base do TSE. No caso do reconhecimento facial, outras instruções serão repassadas, como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, comprovando com os movimentos que ele está vivo”, resume Veronesi.

0 comentários:

Postar um comentário