“Projeto Biqueira Velha” cria uma nova consciência ambiental na zona rural de Fagundes.


Vladimir Chaves

É crescente o nível de conscientização ecológica na área que fica no entorno da cidade de Fagundes, município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, conhecido nacionalmente por seu ponto turístico “A Pedra de Santo Antônio”.

Graças ao incansável trabalho do ambientalista Aramy Fablicio, quase que diariamente um agricultor adere ao “Projeto Biqueira Velha”, idealizado por Fablicio quando ainda era criança e que consiste em reaproveitar pedaços de zinco para confeccionar placas com a frase “PROIBIDO CAÇAR E CAPTURAR ANIMAIS”, dificilmente encontra-se uma propriedade rural na Serra do Bodopitá que não tenha uma placa do “Projeto Biqueira Velha”.

Ambientalista Aramy Fablicio
“O projeto Biqueira Velha foi uma atitude quando era criança, reaproveitei um pedaço de zinco de calha velha e fiz uma plaquinha com a frase: “PROIBIDO CAÇAR E CAPTURAR ANIMAIS”, afixei na propriedade dos meus avôs e depois comecei a reaproveitar todo pedaço de zinco velho para confeccionar mais placas e doar para donos de outras propriedades, daí não parei mais. Uma pequena atitude que depois ganhou nome de projeto através de um professor da universidade da Paraíba, no começo eu ri, achava estranho isto ser um projeto, daí ele explicou que reaproveitar o zinco, gerava educação ambiental e preservava a natureza” revela o ambientalista morador de Fagundes.


O trabalho de “formiguinha” de Aramy Fablicio tem gerado na região uma nova consciência ambiental, muitas crianças que antes tinham como rotina de lazer a caça e a captura de animais, hoje contribuem com a preservação das espécies da região. 
Foto: Aramy Fablicio

Foto: Aramy Fablicio

Foto: Aramy Fablicio

Foto: Aramy Fablicio

1 comentários:

Obrigado meu amigo e grande jornalista Vladimir Chaves, você também faz parte deste projeto por sempre apoiar a causa em prol dos animais....Paz e Luz Sempre.....

Postar um comentário