Projeto de Lei permite opção de parada para mulheres, no período noturno, fora do ponto original dos ônibus.


Vladimir Chaves

Projeto de lei de autoria do vereador Napoleão Maracajá tem a intenção de dar opção de desembarque e embarque para mulheres fora da parada original do ônibus, em período noturno, nos veículos de transporte coletivo do município.

No projeto, consta que todas as empresas de transporte coletivo de Campina Grande, deverão prestar parada obrigatória, para embarque e desembarque de mulheres no período noturno a partir das 20h, nos locais indicados por elas, mesmo que fora dos pontos de paradas originais, desde que respeite o itinerário natural da linha. As empresas deverão divulgar a garantia da nova regra em local de alta visibilidade, no espaço interno dos veículos e nas mídias locais.

Este projeto tem como objetivo contribuir com a segurança pública, preservando a integridade física e o bem estar das mulheres usuárias do transporte coletivo, que conforme dados e notícias veiculadas, vem sendo vítimas de crimes, como lesão corporal, assaltos e estupros. Temos como fundamento para tal pleito, a distância dos pontos de parada em relação às residências, tendo a maioria destes uma iluminação precária, que praticamente não apresentam segurança e assim gerando um ambiente desfavorável à mulher.

“Entendemos que esta proposição deva sensibilizar as pessoas envolvidas, pois a pretensão é clara e objetiva, visto que o poder público tem a obrigação de criar estratégias que ofereçam segurança para as pessoas que fazem o uso do transporte público”, disse o vereador em defesa do projeto.



(Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário