Reforma Política: Câmara rejeita “distritão” e mantém modelo atual de eleição para deputados e vereadores.


Vladimir Chaves

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou por 267 votos a 210, o principal ponto da reforma política (PEC 182/07) proposto pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): o chamado “distritão”, modelo em que os deputados e vereadores com mais votos seriam eleitos.

A Câmara manteve o modelo atual, com sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Esses votos são usados para um cálculo de quantas vagas cada partido consegue preencher.

Da bancada da Paraíba votaram favoráveis ao modelo “distritão” os deputados: Efraim Morais, Hugo Mota, Manoel Junior, Veneziano, Aguinaldo Riberio, Rômulo Gouveia, Pedro Cunha Lima e Wilson Filho.

Contrários ao “distritão” e pela manutenção do sistema atual votaram: Damião Feliciano, Wellington Roberto, Luiz Couto e Benjamim Maranhão.


Os deputados também rejeitaram por 402 votos a 21 e duas abstenções, o sistema de votação em listas fechadas, que previa a distribuição das vagas de acordo com listas preordenadas. O sistema distrital misto – em que metade das vagas seria preenchida por lista e a outra metade pelo voto majoritário em distritos – também foi rejeitado pelo Plenário por 369 votos a 99 e 2 abstenções.

0 comentários:

Postar um comentário