Sem dialogo e respeito à data base: Servidores da UEPB realizam paralisação de advertência.


Vladimir Chaves

Em Assembleia Geral os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba, decidiram por unanimidade pela paralisação de advertência nos dias 3, 4 e 11 deste mês, em protesto ao não cumprimento da Data Base 2015. Segundo representantes do sindicato – SINTESPB- o reajuste dos servidores deveria ter sido implantado na folha de pagamento desde janeiro.  

O SINTESPB enviou a Administração Central ofício informando da paralisação e está convocando os servidores para seguirem a decisão da Assembleia que visa pressionar o reitor e o governador.

Na Assembleia foi aprovado ainda uma nova Assembleia Geral para o dia 12 de março, com indicativo de greve  e a  formação de uma Comissão que encaminhará documentos ao governador e deputados na Assembleia Legislativa.

O sindicato emitiu nota pública detalhando os motivos da paralisação, confira a integra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTESPB esclarece a categoria dos Técnicos Administrativos da UEPB e sociedade paraibana, que desde setembro de 2014 vem discutindo com a Administração Central da UEPB, a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e a equipe econômica de governo do estado o orçamento 2015 da UEPB.

O orçamento é o primeiro passo para a concretização do cumprimento da DATA BASE, é na parte destinada a pessoal que discutimos o percentual a ser implantado no reajuste anual dos servidores.

Após várias reuniões entre as diversas esferas administrativas, governamentais e legislativas, constatou-se que o orçamento apresentado pelo governo estadual será insuficiente para a concessão do reajuste salarial, pois, o orçamento de pessoal da UEPB previsto na Lei Orçamentaria Anual (LOA) para 2015 (R$ 243 milhões) é menor que o executado nas treze folhas (12 meses e o 13º salário) de em 2014 (R$ 244 milhões), assim, o com orçamento menor em 2015 não há garantias para o reajuste anual.

O governo do estado concedeu um afrontoso 1% de reajuste aos servidores estaduais, valor irrisório e muito longe de repor a inflação do ano de 2014 (6,41%). Os poderes legislativo, Judiciário, TCE e MPPB também já receberam seus respectivos percentuais e aos Servidores da UEPB, até o momento NADA.

O SINTESPB esclarece que no último dia 5 de fevereiro o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, o encaminhamento ao Executivo Estadual da proposta do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB) e da Associação de Docentes da Instituição (ADUEPB), que reivindicam um reajuste de 8% nos salários.

Diante do não encaminhamento da proposta de reajuste aprovada no CONSUNI pelo governador para a assembleia legislativa e da não implantação do reajuste na folha de pagamento de fevereiro pelo reitor, a Categoria dos Servidores Técnicos Administrativos decidiram em Assembleia Geral uma PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA de 48 horas, nos dias 03 e 04 de março, no sentido de PROTESTAR contra mais um ano de descumprimento da DATA BASE DOS TRABALHADORES DA UEPB.

0 comentários:

Postar um comentário