Areeiros estão “matando” o Rio Paraíba, denuncia o deputado Frei Anastácio.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Frei Anastácio (PT), voltou a ocupar a Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, para protestar contra a degradação do Rio Paraíba. Segundo ele, a retirada indiscriminada de areia rio tem causado o desequilíbrio do meio ambiente, provocando a derrubada de barreiras, seca dos poços artesianos, alagamentos nas comunidades e os sedimentos que deveriam chegar à desembocadura do rio não chegam, contribuindo ainda mais com o avanço do mar.

“Os areeiros estão destruindo tudo é uma verdadeira desgraça o que estão fazendo, desde os anos 90 o rio sofre com a extração de areia” desabafou.

De acordo com Anastácio, os areeiros têm comprometido a vida do Rio Paraíba e consequentemente a qualidade de vida dos ribeirinhos, ele denuncia que apenas na região de São José dos Ramos, são retirado diuturnamente 80 caminhões de areia.

O deputado Frei Anastácio é um dos poucos parlamentares paraibano comprometido com o meio ambiente, e há anos alerta para o grave problema da degradação dos rios paraibanos em especial o Rio Paraíba,


O Rio Paraíba nasce a mais de mil metros de altitude na Serra de Jabitacá, município de Monteiro, divisa com Pernambuco, percorrendo toda a região centro–sul do estado da Paraíba, e banhando uma área de 20.071,83 km². É responsável também pelo abastecimento do Açude Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão).

0 comentários:

Postar um comentário