PMCG implantará lâmpadas de LED do viaduto Elpídio de Almeida ao Teatro Municipal


Vladimir Chaves

O prefeito Romero Rodrigues anunciou a substituição dos pontos de luz no trecho entre o viaduto Elpídio de Almeida ao Teatro Municipal Severino Cabral por uma iluminação em LED.

A entrega da nova iluminação deverá acontecer no próximo mês de outubro, quando o município celebrará 150 anos de emancipação política. O viaduto faz a ligação direta entre três das principais avenidas da cidade (Manoel Tavares, Floriano Peixoto e a Avenida Canal).

Essa será a primeira etapa de implantação da iluminação em LED no município. No final do último mês de julho, o prefeito Romero Rodrigues esteve em São Paulo para um encontro com empresas que trabalham no setor de iluminação.

De acordo com Romero, nesses primeiros encontros, foram visitadas empresas do setor privado e analisadas as vantagens de recorrer à Parceria Público-Privada (PPP) para o setor de iluminação pública local. "Estamos em fase de discussão e análise de contratações exitosas que ocorreram por meio da Parceria Público-Privada", afirmou.

Romero Rodrigues explicou que a atual legislação prevê que os municípios brasileiros façam o gerenciamento do seu próprio parque de iluminação. "Isso deverá ser feito em todo o país até 2015", ressaltou. Por meio da PPP (instrumento utilizados pelo Estado brasileiro para realizar investimentos em infraestrutura), a Prefeitura Municipal poderá gerenciar os recursos de contribuição da iluminação pública, permitindo a substituição gradativa dos pontos de luz da cidade pela iluminação em LED.

Vantagens:

A iluminação em LED produz maior luminosidade, durabilidade cinco vezes superior e economia de energia em torno de 60% em relação aos modelos usados atualmente, a exemplo das lâmpadas de mercúrio.