PMCG implantará Central de Empreendedorismo, informa secretário


Vladimir Chaves

Na semana passada, após dois dias de treinamento realizado no Sebrae local, que contou com a participação de 22 servidores municipais das secretarias de Finanças, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Obras, Planejamento e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além da Agência Municipal de Desenvolvimento – Amde, foi implantada em Campina Grande a Redesim – Paraíba.

A Iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e se constitui num passo importante para implementar a lei geral da microempresa no município. A Redesim é o sistema nacional de implantação do registro e da legalização das empresas e negócios.

De acordo com Luiz Alberto Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico, com essa ação, que conta com a parceria do Sebrae, Campina Grande se capacita para, num futuro próximo, ter o seu Centro de Empreendedorismo, que funcionará em um espaço  apropriado para que os empresários possam registrar seus negócios sem burocracia e no mínimo de tempo possível.

O secretário informou, ainda, que nos próximos dias, técnicos da consultoria contratada pelo Sebrae estarão nas diversas secretarias da Prefeitura Municipal fazendo um levantamento e cruzamento das informações para que as pastas, depois de “trabalhadas”, passem a fazer parte de um sistema informatizado de dados, “o que possibilitará diminuir o tempo de registro e liberação dos documentos, além de funcionar em um único local”, segundo Luiz Alberto.

Paralelo a esse trabalho, ainda neste mês, serão iniciadas as ações da implementação da Lei Geral da Microempresa no município. Este trabalho será feito em parceria com o Sebrae. Conforme Rosalvo Meneses, coordenador de Desenvolvimento da PMCG, “a previsão é de que até o final do ano todo esse processo esteja concluído”.