Deputado Wilson Filho solicita o engajamento da sociedade no debate pela reformulação do ensino médio.


Vladimir Chaves

Neste dia do professor (15 de outubro) o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Professores no Congresso Nacional e relator da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio na Câmara Federal, deputado Wilson Filho (PTB), recorreu às redes sociais conclamando a sociedade a se engajar nas discussões pela reformulação do sistema pedagógico do ensino médio.

Segundo o deputado, o atual sistema pedagógico do Ensino Médio brasileiro, precisa ser reformulado, já que o atual modelo encontra-se falido, um modelo que visa apenas incluir os jovens nas universidades. Para Wilson Filho, é preciso requalificar o currículo pedagógico das escolas, de modo a explorar e despertar o talento profissional dos alunos.

Vladimir Chaves


                         ********************

Comissão que debate reformulação do ensino médio promove seminário nacional nesta terça e quarta.

A comissão especial que discute a reformulação do ensino médio realiza terça e quarta-feira, no auditório Nereu Ramos, seminário nacional que dá prosseguimento aos debates com especialistas e autoridades, realizados desde maio de 2012. Nesse período, foram promovidos seminários regionais e audiências públicas, na Câmara e nos Estados. Os subsídios coletados serão utilizados numa proposta legislativa para a reforma dos currículos e do próprio modelo do ensino médio.
Terça-feira (15)

19 às 21 horas – Abertura, com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

Quarta-feira (16)

9h às 18h – Painéis temáticos/convidados:

1) Currículo e diretrizes curriculares: 

a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO moderadora); 
o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima; a secretária de Educação de Minas Gerais e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ana Lúcia Almeida Gazzola; o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Alessandro Melchior.

2) Integração do ensino médio com educação profissional:

o relator do Plano Nacional de Educação, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR, moderador);o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira;o secretário de Educação do Espírito Santo e representante do Consed, Klinger Marcos Barbosa Alves;a representante da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Ana Paula Furtado Soares Pontes.

3) Formação de professores e gestores:

o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE, moderador); um representante da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope); o secretário de Educação de Santa Catarina e representante do Consed, Eduardo Deschamps; a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira de Castro Neves.

4) Condições de oferta do ensino médio e infraestrutura:

a deputada Fátima Bezerra (PT-RN, moderadora); o pesquisador do Centro de Estudo Educação e Sociedade (Cedes), Celso João Ferretti; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Dalila Andrade de Oliveira; a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga; um representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

5) Instrumentos de avaliação utilizados pelo MEC:

o deputado Raul Henry (PMDB-PE, moderador); o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luís Cláudio Costa; o secretário de Educação do Tocantins e representante do Consed, Danilo de Melo Souza; o membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação, José Francisco Soares.

6) Seminários estaduais promovidos pela comissão:

o deputado Alex Canziani (PTB-PR, moderador); o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE); o deputado Francisco Praciano (PT-AM); o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI); o deputado Izalci (PSDB-DF); o deputado Biffi (PT-MS).

Agência Câmara de Noticias. 


0 comentários:

Postar um comentário