"O DIA QUE NÃO ACABOU"


Vladimir Chaves

Ontem eu não fui para manifestação mas se tivesse ido talvez não estaria tão abalada e cansada como hoje, ontem tudo foi diferente, tudo foi novidade, tudo foi muito triste, ontem tínhamos certeza que a manifestação seria pacifica e calma.

Quando um casal foi preso, imaginamos que foi era só um casal, enviamos somente duas advogadas para a delegacia, porque seria tudo tranquilo.

Doce ilusão a nossa... tudo lindo, calmo e de repente tudo se transformou... o que era um casal na DP, se tornou 10 pessoas, 20 pessoas, vimos uma mulher ser colocada brutalmente dentro de uma viatura e ainda apanhou para permanecer nela.

21 horas, o Caos havia se instalado, 30 pessoas, 40 pessoas presas, bombas para todos os lados, tiros de pistola.. tiros de arma de fogo... bala de borracha, claro que não, agora está proibido bala de borracha, é de fogo mesmo, “ é para atirar no peito” essa é a frase do PM para os soldados, e correria de todos e para todos os lados...

50 pessoas, 60 pessoas presas... uma movimentação para auxiliar as advogadas na DP, as advogadas que estavam no remoto saíram das suas casas, diga-se algumas moram bemmm longe mas foram correndo para auxiliar o pessoal, pois não era a 5º DP no Centro, novamente a tática separar e confundir, 17º, 19º, 12º e etc, passei a assistir a manifestação ao vivo de casa, no portão de casa na verdade, para dar um suporte as pessoas que estavam na rua.

Uma correria, e derrepente vi um cerco se formando, mais de 300 policiais em volta da escadaria da câmara, várias pessoas lá paradas conversando, sem perceber o que estava acontecendo, quando parou três ônibus da Policia Militar em frente as escadas, as pessoas tentaram ir para o outro lado - Foram barradas e colocadas dentro dos ônibus. As pessoas em volta ao perceber, tentaram entrar no cerco - Foram barradas e empurradas. Os advogados tentaram passar e também – Foram barrados.

Muitas pessoas sendo colocadas dentro dos ônibus , sem qualquer informação, sem qualquer discernimento, simplesmente porque estavam ali naquele local, diga-se CONVERSANDO uns sentados outros em pé e a PM simplesmente decidiu que seriam todos levados... até que o câmera que eu estava vendo vira para uma gritaria que ninguém tinha notado até então, uma mãe gritando, gritando que seu filho estava dentro do ônibus, gritando que queria entrar no ônibus, chorando, implorando, pedindo pra ser presa também, só para entrar no ônibus para ir com seu filho, e os Polícias ,que devem com certeza ser filhos de chocadeira para terem essa atitude, começaram a ri da senhora, apenas falando “NÃO PASSA”, Isso me doeu, me doeu pensar na minha mãe pedindo pra ser presa só pra obter informações de mim, pedindo pra ir junto. Aquilo mexeu muito comigo uma lágrima brotou dos meus olhos, até meu telefone tocar e receber a mensagem “ Amiga estava sentado na escada, não sei o que houve, fui preso, estou sendo colocado dentro de um ônibus. Meu nome todo é ***** por favor não me abandona”

Começou nossa correria, a pergunta para onde foram os ônibus... Uns para 37º ilha do Governador ( sim lá na PQP), outro foi para 22º Penha ( longe pra kct) e o último que só parou as 3 da manhã, foi para 25º DP ( Engenho Novo) . Começamos a receber inbox com nome de pessoas que ninguém sabiam aonde estavam, ninguém nem mesmo nós, ficamos , eu fiquei somente até as 4 tentando achar todas as pessoas, algumas não conseguimos, o meu amigo por exemplo ninguém sabia aonde estava.

Até receber ás 5:05 da manhã “ Amiga to na 25º - eu contei somos 38 pessoas”. Meu coração se aliviou e olhei no Chat todos os advogados que estavam desde as 18 da noite acompanhando ajudando, auxiliando, ainda estavam on line passando informações, os mesmos ainda estavam ali, até mesmo os da delegacia, só que na 25º Engenho Novo – quem estava? Ficou a dúvida. Não tínhamos ninguém do HC lá.

A minha não me restou, me arrumei correndo, coloquei Duda para escola, corri para lá... ao chegar, confesso que pensava no meu amigo mas do que nas 37 pessoas que lá estavam, mas ao chegar, a cena que me chocou, aquela mãe, aquela que pediu para ir presa, estava lá chorando e implorando informações sobre seu filho e dessa vez entendi mais ainda sua dor, ela gritava

>>>> “ A culpa é minha, a culpa é minha. Sou professora só levei meu filho para manifestação, porque estaria comigo, ele tem 16 anos é estudante, arrancaram ele dos meus braços e o colocaram naquele ônibus e a culpa é minha”<<< 

Naquele momento não podia ficar com lágrimas nos olhos, tinha que ficar com raiva, raiva de ver e ouvir que essa cena aconteceu, um jovem que foi arrancado do lado de sua mãe e ir preso sem nem ao menos entender porque.

Não podia pensar como mãe e sim como advogada, e quando vi o que, aquele jovem portava na mochila, diga-se apenas caderno e material da escola, sim ele tinha vindo da escola e foi com a mãe para manifestação porque ela pediu, fiquei ainda com mais raiva.

Meu amigo, sim achei ele, acompanhei o depoimento e obtive a informação que ele foi enviado para Bangu, o filho daquela senhora, a mesma coisa e os outros 36 jovens que lá estavam , todos sem saber porque simplesmente por estarem numa escada na hora errada foram TODOS presos.

É realmente isso que é conter os “ vândalos”?

É realmente isso que é acabar com a violência?

É pegar qualquer pessoa indiscriminadamente?

Se é isso FUDEU PARA TODO MUNDO.... a qualquer momento, se estivermos passando pela manifestação poderemos ser jogados dentro de um ônibus, e demorar não 4 horas para serem localizados, mas alguns dias, alguns meses ou alguns anos.... É isso mesmo??

Quero terminar, mais esse desabafo que ta imenso e acho que ninguém vai ter saco de ler até o final, mas eu precisava por mim mesma escrever, quero terminar falando que vocês do HABEAS CORPUS RJ me representam... Vocês advogados que não ganham um real para nada passaram mais de 14 horas em delegacias essa noite... Muitos foram trabalhar virados, outros ainda estão na merda e com a mesma roupa rs, mas sem sombra de dúvida liberar 111 pessoas das 195 presas valeu a pena... Nosso trabalho não acabou... as pessoas não entendem, mas eu me orgulho de vcs e vcs ME REPRESENTAM!

CONFIRMAÇÃO DOS PRESOS DA MANIFESTAÇÃO 15/10/2013

*****RESULTADO FINAL*****
MOMENTO EM QUE OS JOVENS FORAM CERCADOS E EM SEGUIDA PRESOS.

05ª DP - 08 detidos no total - 05 liberados e 03 presos
12ª DP - 10 detidos no total - 03 liberados e 07 presos
17ª DP - 28 detidos no total - 25 liberados e 03 presos
19a DP - 05 detidos no total - 05 presos e nenhum liberado
22ª DP - 49 detidos no total - 49 Liberados
25ª DP - 39 detidos no total - 39 presos e nenhum liberado
29ª DP - 29 detidos no total - 29 liberados
37ª DP - 27 detidos no total - 27 presos e nenhum liberado"

Observação: Relato postado na pagina facebook AMIGOS DA ALDEIA MARACANÃ, autoria do texto atribuída a advogada Caroline Bispo.

Obs: As ilustrações são de responsabilidade do blog.

0 comentários:

Postar um comentário