Ministro Pepe Vargas anuncia Plano Safra e entrega novas máquinas do PAC 2 à Paraíba


Vladimir Chaves

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, vem à Paraíba, nesta quinta-feira (1º), para anunciar o pacote de ações do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 e entregar as novas máquinas adquiridas através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).  A cerimônia contará com a presença do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e dos prefeitos dos municípios beneficiados com as máquinas. O evento acontecerá às 10h, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Nesta fase do PAC 2, a Paraíba terá 110 municípios beneficiados com o recebimento de novos equipamentos. Serão distribuídos 75 caminhões caçamba e 35 pás carregadeira aos municípios que enfrentam os problemas decorrentes da seca. Esse conjunto de máquinas forma o kit de novos equipamentos que também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.

Além da doação das máquinas, Pepe Vargas anunciará as novas medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014. O recurso total do Plano está distribuído entre as políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Na avaliação da delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, “as ações promovidas mostram que Governo Federal está atento à importância dos investimentos para combater os efeitos da seca”. “É fundamental que se consiga garantir condições de produção para os agricultores familiares, que são os responsáveis por abastecer nossas casas com alimento. O uso desse maquinário, aliado às novas medidas do Plano Safra, irá facilitar os cultivos agrícolas e, por consequência, a convivência com o semiárido”, enfatizou a delegada.

Plano Safra Semiárido

O ministro do MDA, Pepe Vargas, também vai anunciar em João Pessoa o Plano Safra Semiárido. Dos nove estados pertencentes à região do Semiárido, a Paraíba é o quinto a receber o lançamento desse Plano específico.

Elaborado pelo Governo Federal, o Plano prevê a destinação de R$ 7 bilhões para todos os agricultores (familiares, médios e grandes) do semiárido. O recurso poderá ser acessado por meio de programas de crédito para custeio, investimento e comercialização da produção, como o Garantia-Safra e a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“O Plano Safra Semiárido era uma demanda histórica do Nordeste brasileiro, notadamente, da região situada no semiárido nordestino”, afirma a delegada federal do MDA na Paraíba. Para Giucélia Figueiredo, o Plano, já apresentado, em linhas gerais, pela presidenta Dilma Rousseff e, agora, mais especificamente na Paraíba, pelo ministro Pepe Vargas, vem ao encontro de um antigo e grande anseio do povo nordestino. “Sobretudo dos municípios do semiárido paraibano, que convivem com os efeitos da forte estiagem”, ressalta.

Municípios beneficiados com a entrega de máquinas do PAC2:
AGUIAR
ALAGOINHA
ALCANTIL
ALGODÃO DE JANDAÍRA
AMPARO
APARECIDA 
ARARA 
ARARUNA 
AREIA DE BARAÚNAS 
AREIAL AROEIRAS 
ASSUNÇÃO 
BANANEIRAS 
BARAÚNA 
BARRA DE SANTA ROSA 
BARRA DE SANTANA 
BARRA DE SÃO MIGUEL 
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 
BERNARDINO BATISTA 
BOA VENTURA 
BOA VISTA 
BOM JESUS 
BOM SUCESSO 
BONITO DE SANTA FÉ 
BOQUEIRÃO 
BREJO DO CRUZ 
BREJO DOS SANTOS 
CABACEIRAS 
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS 
CACIMBA DE AREIA 
CACIMBA DE DENTRO 
CUITEGI 
ITAPOROROCA 
JACARAÚ 
JUAREZ TÁVORA 
JUAZEIRINHO 
JUNCO DO SERIDÓ 
JURU 
LAGOA SECA 
LASTRO 
LIVRAMENTO 
LOGRADOURO 
MÃE D’ÁGUA 
MALTA 
MANAÍRA 
MARIZÓPOLIS 
MASSARANDUBA 
MATO GROSSO 
MATURÉIA 
MOGEIRO 
MONTADAS 
MONTE HOREBE 
MONTEIRO 
NATUBA 
NAZAREZINHO 
NOVA FLORESTA 
NOVA PALMEIRA 
OLHO D’ÁGUA 
OLIVEDOS 
OURO VELHO 
PARARI 
PASSAGEM 
PATOS 
PAULISTA 
PEDRA LAVRADA 
PIANCÓ 
PICUÍ 
POCINHOS 
POÇO DANTAS 
POÇO DE JOSÉ DE MOURA 
POMBAL 
PRATA 
PRINCESA ISABEL 
PUXINANà
QUIXABÁ 
REMÍGIO 
RIACHÃO 
RIACHÃO DO BACAMARTE 
RIACHO DE SANTO ANTÔNIO 
RIACHO DOS CAVALOS 
SALGADINHO 
SALGADO DE SÃO FÉLIX 
SANTA CECÍLIA 
SANTA CRUZ 
SANTA HELENA 
SANTANA DE MANGUEIRA 
SANTANA DOS GARROTES 
SANTO ANDRÉ 
SÃO BENTINHO 
SÃO BENTO 
SÃO DOMINGOS DO CARIRI 
SÃO JOÃO DO CARIRI 
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE 
SÃO JOÃO DO TIGRE 
SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA 
SÃO JOSÉ DE CAIANA 
SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS 
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS 
SÃO JOSÉ DE PRINCESA 
SÃO JOSÉ DO BONFIM 
SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ 
SÃO JOSÉ DO SABUGI 
SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS 
SÃO MAMEDE 
SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA 
SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO 
SERIDÓ 
SERRA BRANCA 
SERRA GRANDE

0 comentários:

Postar um comentário